Accessibility Tools

Minha trajetória como pesquisadora iniciou na graduação, em 1996 comecei com a iniciação científica na COPPE/UFRJ, primeiramente em corrosão no Programa de Engenharia Metalúrgica e Materiais com os professores Miranda, Ponciano e Lúcio. Posteriormente, em janeiro de 1998, fui convidada pelo Prof. Martin Schmal para integrar o Núcleo de Catálise (NUCAT) sob coorientação do Prof Victor Teixeira, professor do IME, na época.

Já formada, ingressei no mestrado e emendei o doutorado no NUCAT, sob coorientação da professora Silvana Braun, na época, professora da PUC-Rio, especializando-me na área de catálise ambiental, pesquisando catalisadores para eliminação de material particulado de diesel, com destaque para materiais à base de molibdênio e vanádio suportados em alumina. O trabalho envolveu preparação e caracterização dos catalisadores, utilizando técnicas analíticas tradicionais e técnicas in-situ para investigar o mecanismo de reação (TPO, DRX, XPS, FTIR, DRS, TPR, DRIFTS).

Após o doutorado, colaborei em projetos de avaliação de catalisadores para aplicações industriais, incluindo parcerias com empresas como UMICORE, OXITENO, CBMM e Petrobras. Buscando consolidar minha carreira acadêmica, atuei como professora substituta da Escola de Quimica/UFRJ e fui aprovada no concurso público para Professor Adjunto do Departamento de Engenharia Química da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, ficando classificada em segundo lugar. Na mesma época, fui aprovada no concurso da Petrobras, sendo admitida em 2008.

Na Petrobras, tive oportunidade de me aperfeiçoar com o Curso de Especialização em Eng. de Processamento da UERJ e cursos avulsos de Negociação Empresarial e Criação de Negócios Inovadores no IBMEC. Além disso, tive a satisfação de aplicar meu conhecimento prévio em catálise nas unidades de hidrorrefino da Petrobras, tanto na especificação de catalisadores para as licitações, quanto na assistência técnica às refinarias, acompanhando partidas das unidades industriais ou na investigação de problemas operacionais.

O início da carreira foi marcado por participação ativa na comunidade científica, incluindo organização de encontros técnicos, workshops e colóquios de engenharia química, fomentando a integração entre pesquisadores, indústria e academia, em especial o 12º Congresso Brasileiro de Catálise (2003). Também apresentei trabalhos em congressos nacionais e internacionais (Sociedade Brasileira de Química, North American Catalysis Society, International Congress on Catalysis), publiquei artigos completos em periódicos de relevância, como Journal of Catalysis e Applied Catalysis, e integrei equipes de inventores de patentes no contexto do desenvolvimento de catalisadores e novas metodologias, tendo recebido o Prêmio Inventor Petrobras em 2024. Orientei alunos de iniciação científica e participei de bancas de graduação, mestrado e doutorado. Nos últimos 17 anos, o trabalho no Centro de Pesquisas da Petrobras (CENPES) envolveu projetos de Gasquímica e de hidrotratamento (HDT) de naftas e diesel, com maior disseminação interna do conhecimento, através de relatórios, padrões, apresentações em eventos técnicos e aulas ministradas na Universidade Petrobras, tendo limitada produção científica pública por questões estratégicas da empresa.

Sinto-me realizada profissionalmente, com o privilégio de trabalhar com o que gosto, de poder orbitar da bancada para a escala industrial, da academia ao mercado de catalisadores. Nessa caminhada catalítica também encontrei meu companheiro e muitos amigos que admiro, a catálise faz parte da minha história de vida.

Topo