25 01 SBCAT Capas CarbonosPorosos27 05 sbcat icones link Disponível através do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Autor(es): Christian White Lopes, Eduardo Rigoti, Maria José G. de Araújo, Sibele Pergher.

Materiais porosos são materiais muito interessantes porque os seus poros podem conferir propriedades únicas ao material. Por exemplo,, um material poroso possui maior área específica que um material não poroso, fazendo com que essa maior área específica seja usada para processos adsortivos e/ou catalíticos . Outras propriedades interessantes  são o tamanho e geometria dos poros, que podem promover a propriedade de peneiramento, permitindo que determinadas moléculas passem através do material enquanto outras não. Essas propriedades levam a importantes aplicações como separação seletiva de moléculas, catálise seletiva a produtos, reagentes ou intermediários, adsorção seletiva, etc.

Os materiais porosos são divididos em três grupos de acordo com o tamanho de seus poros: microporosos quando seus poros são menores que 2 nm; mesoporosos quando seus poros possuem tamanho entre 2 nm e 50 nm; e macroporosos quando seus poros são maiores que 50 nm.

A composição dos materiais porosos éde grande importância, pois ela limitará estabilidade térmica, estabilidade química, bem como propriedades de troca iônica e catalíticas. Existem diversos materiais porosos com diferentes composições químicas, por exemplo, as zeólitas são materiais microporosos com composição geralmente de óxidos de aluminio e silício interligados numa rede cristalina. Existem materiais mesoporosos formados por óxidos de sílicio interligados (podendo conter outros elementos, tais como Al, Ti, etc) com poros bem definidos ordenados num arranjo hexagonal conhecidos como MCM-41, SBA-15 ou com os poros num arranjo desordenado conhecidos como MCM-48, KIT-6,  entre outros. E ainda podemos ter cerâmicas macroporosos onde os poros podem ser visualizados a olho nú.

A importância de conhecer todos estes materiais é de poder prever qual material será mais adequado a um processo específico.

Neste livro, descrevem-se materiais porosos a base de carbono. Dividimos o livro em três capítulos principais; um referente a carbonos microporosos, os conhecidos carvões ativados; outro capítulo referente a carbonos mesoporosos, que são materiais ordenados a base de cabono; e por último carbonos macroporosos, que são conhecidos como espumas de carbono. Em cada capítulo se descreve o que são estes materiais, como são sintetizados, como caracterizar estes materiais e as aplicações que possuem. O livro está escrito pensando em alunos de Graduação e Pós-Graduação que queiram iniciar seus estudos nessa área de carbonos porosos.

Espera-se que o livro seja de grande utilidade e um início na pesquisa desta área tão linda que são os materiais porosos a base de carbono.

 

Topo