i16 11 SBCAT UlfSchuchardt NotíciaO Prof. Ulf Schuchardt nasceu em Bad Sooden-Allendorf, na Alemanha, em 1946, e obteve seu diploma de bacharel em química na Universidade Philipps, de Marburg, em 1969. Em 1973, recebeu seu doutorado em Química de Coordenação do Boro na Universidade Ludwig-Maximilians München, completando sua formação com um pós-doutorado no Max-Planck-Institut für Kohlenforschung (Mülheim-an-der-Ruhr). No MPI, Prof. Ulf lançou os primeiros fundamentos das reações de ciclização catalisadas por paládio. No início de 1976, aceitou uma oferta para ser Professor Associado do Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), onde viria a orientar 48 alunos de mestrado e 42 de doutorado.

No Brasil, iniciou uma pesquisa de vanguarda sobre a utilização de biomassa lignocelulósica e dos óleos vegetais. Já nos anos 80, publicou artigos seminais sobre a liquefação e hidrólise da biomassa lignocelulósica e a transesterificação de óleos vegetais. Com a pesquisa dedicada à produção de biodiesel, recebeu o Prêmio Governador do Estado de São Paulo, em 1982. É surpreendente que, aproximadamente 20 anos antes das primeiras plantas industriais para produção de biodiesel na Europa, o Prof. Ulf já estava iniciando uma pesquisa inovadora sobre catálise heterogênea para a produção de biodiesel.

Outra linha de pesquisa de muito destaque do Prof. Ulf foi no campo da oxidação catalítica da fase líquida. Nessa área, desenvolveu novos sistemas catalíticos para oxidação seletiva do cicloexano, um tópico de relevância contínua. De fato, o trabalho do Prof. Ulf abrangeu diversos tópicos, envolvendo tanto a catálise homogênea quanto a heterogênea, e foi guiado pelo desenvolvimento e síntese racional de catalisadores, desenvolvimento de reatores e estudo de condições reacionais. Devido a sua sólida formação, o Prof. Ulf desenvolveu sua pesquisa na interface da química e da engenharia química e, assim, semeou diversos grupos de pesquisa em catálise homogênea e heterogênea no Brasil e no exterior.

Devido as suas excelentes contribuições para a ciência brasileira, o Prof. Ulf foi eleito membro da Academia Brasileira de Ciências. Também foi homenageado pela Sociedade Brasileira de Química, mais de uma vez: em 2006, foi homenageado com uma sessão coordenada específica e em 2011, foi agraciado com a Medalha JBCS. Em Razão dos seus 70 anos, foi homenageado com um Special Issue no Journal of Molecular Catalysis A (https://www.sciencedirect.com/journal/journal-of-molecular-catalysis-a-chemical/vol/422/suppl/C).

O Ulf foi sócio fundador e um grande entusiasta da Sociedade Brasileira de Catálise. No seu grupo de pesquisa, participar do CBCat era quase que obrigatório. Durante o evento, andava agitado entre corredores e salas procurando os amigos para conversar e matar a saudade. Entre comentários provocadores e discussões ponderadas, ia fazendo amigos, colecionando admiradores e ensinando seus alunos. Seu último CBCat foi o 19°, em Ouro Preto, quando foi indicado como membro honorário da SBCat. No 20° CBCat não quis ir, disse que queria viajar, fazer coisas não relacionadas à química. “Pede desculpa para todo mundo, tá? Não fiquem bravos comigo”.

O Prof. Ulf nasceu na Alemanha, mas toda vez que era indagado sobre a origem do seu sotaque, dizia “Sou Brasileiro”. E, de fato, tinha alma brasileira. Faleceu no Brasil na noite do dia 11 de fevereiro de 2020, próximo dos que gostava. Seu exemplo de retidão e amor pela ciência brasileira continuam vivos e inspiram todos os membros de sua família científica espalhada pelo Brasil e exterior.

Topo