Minha breve história inicia-se em Belém do Pará no ano de 2000, visto que durante o ensino médio realizado no Colégio Estadual Paes de Carvalho, deparei-me com o interesse pela Química. Em 2003, ingressei no curso de Bacharelado em Química da Universidade Federal do Pará – UFPA, e motivado por participações em congressos científicos, iniciei minha atuação na iniciação científica, primeiramente na síntese orgânica e geoquímica ambiental e, posteriormente, em 2005, no Laboratório de Catálise e Oleoquímica – LCO, sob a coordenação do Prof. Dr. Geraldo N. da Rocha Filho e Prof. Dr. José R. Zamian. No LCO, comecei atuando em projetos relacionados à caracterização de óleos e gorduras e, posteriormente, com síntese e caracterização de biodiesel. Em 2006, comecei a desenvolver projetos na área de catálise, que hoje representa minha área de atuação.
Ao término da graduação, em 2007, ingressei no mestrado do Programa de Pós-Graduação em Química – PPGQ da UFPA, sob orientação do Prof. Zamian, período em que desenvolvi projetos utilizando oleaginosas regionais para transformações em biodiesel e publiquei os primeiros artigos científicos. Em 2010, ingressei no curso de doutorado no PPGQ/UFPA com o mesmo orientador na área de Química Inorgânica, e realizei estudos acerca de planejamento e otimização de experimentos relacionados à aplicação de catalisadores na produção de biodiesel. Finalizei o doutorado no final de 2014, e em janeiro de 2015, comecei o estágio de pós-doutorado no Laboratório de Biocatálise da Escola de Engenharia de Lorena – EEL da Universidade de São Paulo – USP, sob supervisão da Profa. Dra. Heizir F. de Castro (in memoriam). Aqui, a atuação na pesquisa conduziu-me para a catálise heterogênea, conduzindo o projeto "Desenvolvimento de novos catalisadores heterogêneos ácidos como estratégia para a transesterificação e hidroesterificação de óleos vegetais e microbianos contendo elevados teores de ácidos graxos livres". Sob supervisão da Profa. Heizir, aprendi e desenvolvi-me bastante, adquirindo experiências diversas e formando grandes laços de amizade. Neste período, publiquei diversos artigos científicos, fruto dos projetos desenvolvidos e de colaborações com outros grupos de pesquisa, o que despertou ainda mais o interesse em continuar na carreira acadêmica e fez-me prestar concursos públicos.
Assim, em meados de 2017, fui aprovado como professor adjunto na UFPA e retornei a Belém para atuar na mesma Faculdade de Química em que fui discente, e para o LCO, laboratório no qual permaneço como colaborador. Aqui, oriento alunos no PPGQ/UFPA, no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais – PPGEMAT do IFPA e de IC da Faculdade de Química. Os projetos conduzidos pelos alunos contemplam o desenvolvimento e a caracterização de catalisadores heterogêneos ácidos, básicos e magnéticos, baseados em biocarvões funcionalizados, óxidos metálicos, materiais mesoporosos e ferritas, sintetizados por diversos métodos e aplicados à obtenção de ésteres metílicos de ácidos graxos e outras moléculas de interesse.
Baseado nestes projetos, juntamente aos excelentes alunos do LCO, e aliado à experiência, dedicação e entusiasmo à área de catálise do Prof. Geraldo, conseguimos manter-nos ativos, produtivos e com energia para trilhar caminhos que nos levem a materiais com distintas funcionalidades e a aplicações que conduzam à obtenção de produtos de valores agregados e processos viáveis cataliticamente. É nesse cenário que toda a comunidade da SBCat é de suma importância, já que nos sentimos acolhidos e representados.
Junto a mim, muitos e muitas me acompanham, até aqui, nunca caminhei só. Assim, aos que me encorajaram e motivaram durante toda essa jornada, meu muito obrigado. Da mesma forma, minha gratidão à SBCat por este espaço, junto a tantas outras histórias de grandes pesquisadores e pesquisadoras que nos antecederam, inspiraram e que abriram tantas portas para que este jovem pesquisador chegasse até aqui.
Prof. Dr. Rafael Vieira
As inscrições para o XIV ENCAT estão abertas e para garantir o desconto no pagamento, é necessário efetuar sua inscrição até o dia 15/10.
Para aqueles que são sócios da SBCAT o desconto é ainda maior. Confira aqui os respectivos valores:
O XIV ENCAT, acontecerá entre os dias 17 a 19 de novembro, em Fortaleza-CE. Este evento bienal, organizado pela Secretaria Regional 1 da Sociedade Brasileira de Catálise, reúne os maiores especialistas em catálise para discutir o tema “Catálise: impulsionando a transição para um futuro mais sustentável.”
Não perca essa chance de participar do maior encontro de catálise da região. Acesse o site oficial e fique por dentro de todas as novidades!
O 29º Congresso Ibero-americano de Catálise foi realizado com sucesso em Bilbao, de 23 a 27 de setembro de 2024, sob o tema "Catálise: Inovar para um mundo em mudança, rumo à realização dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável". O evento, que marcou o reencontro da comunidade após duas edições virtuais, contou com a participação destacada do Brasil, promovendo a troca de experiências e colaboração entre pesquisadores, profissionais e estudantes. O congresso enfatizou a relevância dos temas abordados para a comunidade ibero-americana, fortalecendo laços e impulsionando inovações na área da catálise.
Clique AQUI para mais informações sobre o tema do Congresso!
Bruno César Salgado, professor do IFCE, Departamento de Química e Meio Ambiente, e coordenador do Mestrado em Energias Renováveis, foi premiado com o "Best Poster Award" no XXIX Congresso Ibero-Americano de Catálise, realizado em Bilbao, de 23 a 27 de setembro de 2024.
O congresso, sob o tema "Catálise: Inovar para um mundo em mudança, rumo à realização dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável", reuniu pesquisadores e profissionais de toda a Ibero-América para discutir inovações na área. Após duas edições virtuais, o evento marcou o reencontro da comunidade científica e contou com uma forte participação do Brasil, destacando-se pela troca de experiências e colaborações.
O trabalho de Bruno, intitulado "Avaliação do Desempenho Fotocatalítico para a Produção de Hidrogênio a partir de Glicerol" (Evaluation of Photocatalytic Performance of Hydrogen Production From Glycerol), abordou um problema crescente: o excesso de glicerol gerado pela alta demanda global por biodiesel. O estudo explora novas formas de valorização desse subproduto, como a fotocatálise, um processo promissor para a produção de hidrogênio.
Clique AQUI para visualizar o poster e obter detalhes adicionais!
Beneficiamento de Dióxido de Carbono
Requisitos: Graduação em Engenharia Química ou áreas correlatas.
Inglês fluente.
Desejável: Conhecimento em Sistemas de Valorização de Dióxido de Carbono.
Envie seu CV para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Clique AQUI para mais informações!
Beneficiamento de etanol
Requisitos: Graduação em Engenharia Química ou áreas correlatas.
Inglês fluente.
Desejável:
Conhecimento em Sistemas Reativos com Etanol.
Envie seu CV para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Clique AQUI para mais informações!