09 04 ERCAT Noticia AgradecimentoA comissão organizadora do 4° ERCAT da Regional 2 agradece a todos os que participaram e ajudaram para o sucesso do evento.

Números do ERCAT:

Resumos e trabalhos: 74

Inscritos: 169

Estados representados: 13 (RJ, MG, ES, SP, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Bahia, Paraíba, Amazonas, Mato Grosso do Sul, Brasília)

Instituições representadas: 44

Empresas: Petrobras, Albemarle, FCC, Instituto SENAI de Inovação em Biomassa, Startup Biohack

Países: Brasil, Argentina, França.

Moderadores:

João Carlos Soares

Ítalo Monteiro

Arthur Henrique Azevedo

Éric Severo

Simone Canhaci

Priscila Zonetti

Raimundo Crisóstomo

Victoria Goncalves

Vitor Lage

Guilherme Salvador

Thiago Miceli

Débora Micheline

Débora Dionísio

Henrique Pacheco

Felipe Anchieta

Débora Fernandes

Juliana Xavier

Gabriel Pereira da Costa

Editor dos Anais de Resumos:

Guilherme Salvador

Secretaria Adminstrativa:

Luciana Martins

Palestrantes:

Sebastian Collins

VanyaPasa

Marco Fraga

Santiago Figueroa

Participantes da mesa redonda:

Profa. Eliete Bouskela

Caroline Farias Biohack

Luiz Claudio Paschoal

José Carlos Pinto

Fatima Zotin - pela palestra e pela medalha Ruth Martins

Diretoria da SBCAT:

Sibele, Katia, Dora e Cristiane

Supervisão da Regional 2 e a Comissão Organizadora do evento:

 Alexandre Gaspar, Alexandre Amaral, Cristiane Henrique, José Zotin e Dora

Confecção da página na internet: 

Unicast Consultoria em TI

Apoio financeiro:

FAPERJ


Os Certificados e os Anais já estão disponíveis. 

Para acessar os Certificados, escolha entre:  

Moderadores

Participação

Trabalhos Orais

Minicurso

OBS: Os links acima constam no site do 4º ERCAT. Clique AQUI para acessar. 

Clique AQUI para acessar os Anais.

09 04 SBCAT Noticia ParceriaA SBCAT agora pode contar com uma nova parceria: a Anton Paar, líder mundial na medição da densidade, concentração, CO2 e no campo da reometria.

A empresa é especialista em soluções personalizadas de automação e robótica, de extrema qualidade e relevância em seu campo de atuação. Desenvolve instrumentos de laboratório e sistemas de medição de densidades realmente precisos, atendendo em escala mundial.

Agradecemos a parceria com a certeza de que em conjunto poderemos fortalecer ainda mais os estudos da Catálise no Brasil.

06 04 SBCAT PRH50 Roberto noticiaTítulo: Desafios e oportunidades da produção de hidrogênio numa economia de baixo carbono

Palestrante: Roberto Carlos Pontes Bittencourt
Data: 08/04/2021
Horário: 17:00h
Local: Transmissão online.

Confira AQUI o link para a transmissão.

07 04 SBCAT Publicacao NoticiaClique AQUI e confira os ANAIS do 4° ERCAT.

16 03 SBCAT LuizCarlos NotíciaA Catálise quase que se confunde com minha vida profissional. Desde o curso técnico, nas matérias sobre processos petroquímicos, eu sonhava aprofundar naquela área. Algo me atraía e eu nem sonhava ainda que eram processos catalíticos na maior parte das etapas. Na graduação, os primeiros trabalhos foram com catálise ambiental. Hoje desenvolvo pesquisas quase sempre ligadas à catálise ou que foram inspiradas nela. Além disso, grandes amigos e pessoas que sou admirador foram trazidas pela catálise. Ah, a minha esposa também (rsrs). As pessoas são tantas que poderia cometer uma injustiça e esquecer alguém, mas não poderia deixar de falar do meus mestres Rochel e Fabris e da Sibele Pergher, que me deu meu primeiro emprego na URI-Erechim. Obrigado.

Atualmente sou professor Titular da UFMG e desenvolvo pesquisas em Química Ambiental e Desenvolvimento de Novos Materiais, principalmente nos seguintes temas: compostos nanoestruturados de nióbio, carvão ativado, óxido de ferro, catálise, adsorção e catálise.

Tenho me dedicado a trabalhos com empresas visando a transferencia de tecnologias, sendo que 20 patentes foram depositadas junto ao INPI. O processo descrito por uma das patentes foi licenciada pela empresa Verti Ecotecnologias (BR1320150067-6), sendo já testada em escala piloto e realizado um estudo de viabilidade técnica e econômica. Um segundo processo foi feito pedido de patente internacional com a Petrobras (PCT/BR2012/000115). STARTUP. Duas empresas (Fertilitatis Innovatio e Nanonib Nanotecnologia) foram geradas a partir de pesquisas desenvolvidas sob minha coordenação na UFMG, em parcerias com investidores privados.

Sou sócio da Startup NANONIB - Nanotecnologia e Inovação em Nióbio localizada no Parque Tecnológico de BH, empresa criada para explorar a tecnologia gerada durante a pesquisa na UFMG. A tecnologia trata da produção de uma nova molécula empregando compostos de nióbio comerciais. Essa molécula apresentou excelente capacidade na eliminação do coronavírus em superfícies, inclusive a pele. Além disso, diferente de outros produtos no mercado, a tecnologia não emprega álcool e protege a superfície por 48h. O produto comercial foi batizado de INNIB-41 e aguarda a liberação da Anvisa para a produção comercial. É importante ressaltar que já temos entendimentos com grandes distribuidores nacionais para a comercialização do produto, que acreditamos poderá ser mais uma opção ajudar no combate ao coronavírus. O valor do produto permitirá acesso às classes sociais mais baixas.

Fui convidado a ser sócio da empresa Fertilitatis Innovatio que trata de reciclagem de um resíduo industrial para produzir compostos com alto valor agregado para a agroindústria. A empresa está em fase de montagem e os investimentos já realizados por empresários do setor.

Topo