26 10 SBCAT Noticia LeandroDepois de ler uma série de relatos de professores e pesquisadores que construíram a SBCat, fico lisonjeado em poder contar um pouco de minha trajetória. E como toda experiência é uma experiência pessoal, vou aqui contar brevemente a minha. A minha biografia começa no interior do Estado de São Paulo, na cidade de Itu, em setembro de 1980. Eu não pensava em ser professor, mas sempre fui fascinado pela ciência, e me lembro deslumbrado em tentar fazer experiências, misturando produtos que estavam disponíveis em casa, sem muito sucesso na empreitada. Sempre estudei em escola pública e felizmente, no ensino médio, fui para uma escola particular, quando tive contato com pesquisa nas aulas de laboratório de física, biologia e química. Conheci as vidrarias, pequenos equipamentos e microscópios. Era o momento em que sentia uma grande satisfação ao compreender algo novo. O caminho para minha carreira começou aí. Em 1997, os professores do colégio nos levaram para conhecer a UNICAMP em Campinas, e ao visitar o departamento de engenharia química, decidi que essa seria a minha profissão. Na época, quem nos apresentou o curso foi o então coordenador Prof. Antonio J. G. Cobo, que eu descobriria alguns anos depois, atuava na catálise. Atribuo a minha escolha, sem hesitação, aos meus professores de química, física e matemática.

Quando iniciei a graduação em 1998 na UFSCar, fui orientado pela Profa. Margarida de Moraes do departamento de Química e, em seguida, pelo Prof. Ernesto Urquieta-González, da Engenharia Química. Com esses dois professores tive o primeiro contato com a catálise. Passei praticamente todo o curso em atividade de iniciação científica e ao terminar pude atuar em um projeto em colaboração com a Oxiteno, coordenado pela Valeria Vicentini e o Prof. Dilson Cardoso, que viria a ser o meu orientador do doutorado. Foi um período muito empolgante, pois vivenciei, mesmo que por raro tempo, a pesquisa na indústria química. No doutorado, estive por pouco mais de um ano na RWTH na Alemanha, no grupo do Prof. Wolfgang F. Hölderich. Fui pelo programa do DAAD, que além de fomentar a mobilidade acadêmica, organiza encontros com seus estudantes. Lembro-me até hoje de assistir a uma palestra de um prêmio Nobel na cidade de Bonn e, na plateia, estudantes de diversos países financiados pelo DAAD. A palestra foi sobre catálise enzimática.

Em 2009 tornei-me professor em Araraquara no Instituto de Química da UNESP (IQ) e lá encontrei um ambiente bastante saudável cientificamente para desenvolver a minha pesquisa, que trata do estudo de sólidos porosos para a conversão catalítica de precursores renováveis. Além da pesquisa, atualmente também dou aulas de cálculo de reatores e operações unitárias. Não encontrei apenas bons laboratórios, mas também estudantes empolgados e que aceitaram em criar comigo o Grupo de Pesquisa em Catálise (www.gpcat.com.br). No IQ, não tínhamos um grupo de catálise heterogênea, e em 2010 aprovamos um projeto que permitiu a constituição de um grupo para pesquisa da forma que gostaríamos.

Com relação à SBCat, em 2010 organizamos o X Encontro Regional de Catálise em Araraquara e de 2013 a 2015 fui coordenador da Regional 3. Em 2009, o Prof. Dilson e eu tivemos o grande prazer de receber o prêmio Tese de Doutorado em Catálise. E, em outras duas edições do prêmio, dois estudantes do GPCat também foram premiados, o Luiz Gustavo Possato (2017) e o Luiz Henrique Vieira (2019), ambos na foto acima.

A catálise sempre foi uma linha de pesquisa ao mesmo tempo empolgante e desafiadora por envolver conceitos transversais. O desenvolvimento tecnológico atual a tornou cara e, infelizmente, coincide com o que é talvez um dos períodos mais desafortunados para a história da ciência mundial por causa dos diversos cortes. Amo ser professor e pesquisador e sinto-me no desafio de motivar os estudantes que estão vindo, em uma retribuição de tudo que meus professores fizeram por mim.

04 09 sbcat Noticia CICAT2020 2De 26 a 28 de outubro 2020

A Academia de Catálisis de México A.C. (ACAT) e la Federação Ibero–Americana de Sociedades de Catálise (FISoCat) tem o prazer de convidar toda a comunidade cientifica a participar no XXVII Congresso Iberoamericano que irá acontecer em Puerto Vallarta, México entre os dias 26-28 de outubro de 2020. Cujo objetivo nas discussões e divulgação nas atividades em investigações nas áreas de catálise, o intercambio de ideias e experiências, para fomentar a cooperação entre científicos, técnicos e estudantes que trabalham neste sector.

Acesse AQUI para mais informações.

15 10 sbcat Noticia LNLS CNPEMconvidaO número de usuários e experimentos de catálise no UVX-LNLS sempre foram expressivos e crescentes nos mais de 20 anos de operação da antiga fonte. Além disso, sempre foi uma comunidade exigente e desafiadora, em termos de experimentos e casos científicos para serem resolvidos no LNLS. Isto se ajusta perfeitamente com a vocação e a missão de grandes instalações científicas e isto não será diferente no Sirius. De fato, no Sirius as possibilidades de técnicas de caracterização e experimentos de catálise serão muito maiores e mais desafiadoras em alguns casos, mas com ganhos científicos em várias ordens de grandeza superior aos obtidos no antigo UVX.

Sendo assim, será de grande importância termos um ou mais membros da nossa comunidade no comitê de usuários do LNLS. A SBCat encoraja e apoiará a candidatura de todos os interessados em nos representar no Comitê de Usuários do LNLS. Já estão abertas as inscrições para os interessados ​​em ingressar no Comitê As atribuições dos membros do Comitê, bem como demais informações relacionadas ao grupo, estão disponíveis no Grupo de Usuários do LNLS.

Confira AQUI as atribuições dos membros do comitê.

Qualquer usuário cadastrado no sistema SAU Online pode se tornar membro do Grupo de Usuários do LNLS (LNLSUG) e participar das eleições do Comitê de Usuários como eleitor e/ou candidato. Para participar do LNLSUG, os candidatos devem atualizar seu cadastro no SAU Online em “Configurações da Conta/Alterar Dados Pessoais” e aceitar a opção de fazer parte do grupo de usuários. Para obter mais detalhes, visite o Estatuto.

Os interessados ​​em propor um nome para fazer parte do Comitê de Usuários devem enviar mensagens por meio do Formulário de Contato do site até a data limite de 16 de outubro de 2020.

  • O Comitê de Usuários transitórios também proporá uma lista de candidatos. Veja mais em Comitê de Usuários.
    A votação para escolha dos membros do Comitê de Usuários do LNLS acontecerá online entre os dias 23 de outubro e 6 de novembro de 2020.
    Qualquer usuário membro do LNLSUG (Grupo de Usuários do LNLS) poderá votar.
    Seis membros serão eleitos este ano.

Atualização do Registro no Sistema SAU Online - Para continuar recebendo informações sobre o LNLS-Sirius e participar do processo de escolha dos membros do Comitê de Usuários do LNLS, solicitamos a todos os usuários que atualizem seu cadastro no sistema SAU Online (https://sauonline.lnls.br), acessando “Conta Configurações” > “Alterar Informações Pessoais" e aceitar condições específicas.

22 10 sbcat Noticia 8ciclodepalestrasO Ciclo de Palestras sobre Peneiras Moleculares é um evento idealizado pelo Laboratório de Peneiras Moleculares (LABPEMOL) da UFRN, que vem sendo realizado anualmente desde 2013. Este ano, o evento ocorreria presencialmente em Fortaleza, com organização do Laboratório de Materiais Nanoestruturados (LMN) da UFC.

Por conta da pandemia, o formato do Ciclo mudou e ocorrerá totalmente on-line, ampliando as possibilidades de participação no evento, que ocorrerá entre os dias 17 e 20 de novembro, com transmissões pelo Youtube. Assim, convidados a comunidade científica da área de materiais nanoporosos de todo o país a participar do Ciclo de Palestra sobre Peneiras Moleculares e acompanhar o trabalho de importantes nomes no cenário global dessa área de pesquisa tão fascinante.

A inscrição é totalmente gratuita, clique AQUI para se inscrever.

Clique AQUI para conferir a programação completa e outras informações.

Acompanhem também as nossas redes sociais e fiquem por dentro das novidades.

Instagram da UFC | Instagram do Ciclo de Palestras | Twitter | Youtube

08 10 sbcat Noticia WebconferenceTítulo: Novel chemical catalytic and photocatalytic processes for the direct conversion of methane and CO to products

Data: 21 a 23 de outubro de 2020.
Inscrições: até 14 de outubro
Local: Transmissão online

Clique AQUI para fazer sua inscrição. 

Clique AQUI para conferir a programação da webconferência. 

Topo