17 08 SBCAT Vitor NotíciaEm 23 de junho de 2020, a SBCat lançou o “Quem Somos?” A ideia principal surgiu como forma de divulgar na sua página da internet um pouco da história de cada um de nossos pesquisadores. Acreditamos que um pouco desta história e de como a catálise mudou a vida de nossos pesquisadores, será um incentivo para jovens pesquisadores. Entretanto, muitos dos que ajudaram a construir nossa história já não estão entre nós, mas seu legado não pode ser esquecido. Por isso, vamos divulgar, uma vez por mês, o Quem Somos? In memoriam.

Vamos começar pelo Professor Victor Teixeira da Silva, presidente da SBCat entre 2015 e 2018, quando faleceu precocemente, no auge de sua carreira.

Quem Somos?

In Memoriam

Professor Victor Teixeira da Silva

"Victor Luis dos Santos Teixeira da Silva concluiu o doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1994. Atualmente é professor associado do Programa de Engenharia Química do Instituto Alberto Luiz Coimbra de pós-graduação em engenharia - COPPE da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Publicou 41 artigos em periódicos especializados e 51 trabalhos em anais de eventos. Possui 3 livros publicados. Possui 2 produtos tecnológicos e outro 1 item de produção técnica. Participou de 12 eventos no exterior e 9 no brasil. Orientou 31 dissertações de mestrado e 16 teses de doutorado nas áreas de química e engenharia química. Atualmente coordena 10 projetos de pesquisa. Atua na area de engenharia química, com ênfase em petróleo e petroquímica. Em suas atividades profissionais interagiu com 66 colaboradores em coautorias de trabalhos científicos. Em seu currículo lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção cientifica, tecnológica e artístico-cultural sao: hidrodessulfurizacao, catalisadores de hdt, hdt, temperature-programmed carburization, carbeto de molibdenio, hidrotratamento, alumina recoberta por coque, hidrotreating, hydrotreating e drx."

O texto em negrito, tirado do currículo lattes, pode ser acessado AQUI e comprova toda a trajetória de sucesso desse profissional exemplar. Como presidente da SBCat entre 2015 e 2018, foi dinâmico, incansável, iniciou a reformulação da página, criou o prêmio Arrhenius para incentivar os alunos a participarem dos CBCats e, hoje Prêmio Victor Teixeira da Silva. Sempre preocupado em prestigiar os construtores dessa nossa comunidade criou um quadro para homenagear os sócios por ocasião dos 20 anos da SBCat. Victor, foi, sem dúvida, o elo que juntou a atual diretoria, da qual faço parte com muito orgulho.

imagem 1

Descrever o profissional exemplar é fácil pois sua obra pode ser encontrada na plataforma lattes, nas bases de busca científica, nos depoimentos de profissionais de diferentes áreas e comunidades, nacionais e internacionais, mas falar do amigo, ainda é muito difícil porque as lembranças são muitas, alegres, engraçadas, tensas, pois sempre queria tudo para ontem, mas a saudade do irmão de coração ainda me faz chorar.

Como ele repetiu várias vezes, seu maior orgulho era ser professor e, nada mais justo, do que deixarmos registrado o texto escrito em sua homenagem por dois de seus alunos.

Eu não estou longe,

apenas estou

do outro lado do Caminho…

Você que aí ficou, siga em frente,

a vida continua, linda e bela

como sempre foi.”

(Santo Agostinho)

Maria Auxiliadora Scaramelo Baldanza (Dora)

Victor Luis dos Santos Teixeira da Silva (Texto de Melyssa Soares de Souza e Thiago Miceli, em nome de todos os alunos)

Nascido em 19 de junho de 1964, na Angola, aos 12 anos desembarcou no Brasil, trazendo muitos sonhos na mala. Em Petrópolis, na cidade imperial, cresceu, constituiu família, e viveu até o fim dos seus dias. Quando criança, queria ser arqueólogo. No vestibular, em 1981, optou por engenharia química, sem saber explicar muito bem o porquê. Passou para o primeiro semestre na UFRJ, na Ilha do Fundão, e desde então subia e descia a serra diariamente de ônibus. No sexto período conheceu aqueles que mudariam sua trajetória profissional para sempre: o professor Peçanha, que o direcionou para a pesquisa, e o professor Schmal, que o apresentou à catálise. Durante a graduação, recebeu ofertas de estágio e emprego, mas as recusou, priorizou a iniciação científica e queria fazer o mestrado. Em 1989 iniciou sua carreira como pesquisador, ao ingressar no mestrado no programa de engenharia química da COPPE, durante o qual conheceu o Oyama, forte influenciador de sua carreira e o responsável por apresenta-lo aos carbetos. Seguiu no doutorado na mesma instituição, realizando parte do trabalho nos Estados Unidos, e obtendo o título em 1994. Em 1997 alcançou o que dissera ser seu maior sonho: ser professor universitário, dar aula, fazer pesquisa e orientar. Nessa carreira, tornou-se espelho de muitos alunos e criou grandes profissionais, compartilhando não só os ensinamentos formais, mas deixando lições para a vida. Apaixonado pela profissão, dissera que seus alunos eram motivo de grande orgulho, e que aprendia mais com eles do que ensinava. Foi professor no IME de 1997 a 2006, e a partir de 2006 passou a lecionar na COPPE e ser coordenador administrativo do NUCAT. Em 2017 assumiu a coordenação do Programa de Engenharia Química. Deixou esposa, irmã, dois filhos biológicos e muitos filhos acadêmicos. Foram 57 orientações concluídas e 20 em andamento. O respeito e carinho de profissionais de todo o mundo comprovam sua trajetória de sucesso e sua enorme contribuição dada ao meio acadêmico. Inúmeras mensagens de condolências foram recebidas pelo motivo do seu falecimento. Dentre suas atribuições citadas pelos colegas, a gentileza e bom-humor foram as mais comuns. Ele sempre tinha algo engraçado para dizer, sobre qualquer assunto. Falava com todos, estava sempre disposto a ouvir e ajudar. Sua mente estava sempre trabalhando, buscando novas ideias para trabalhos e projetos para o laboratório. Era um professor muito dedicado aos seus alunos e apaixonado pelo que fazia, sempre se esforçando para que as aulas fossem mais leves e agradáveis e fazendo o possível para garantir que todos entendessem o que estava sendo passado. Estava sempre disponível para tirar dúvidas ou para bater papo. Muito organizado e metódico, dava o melhor de si para que as coisas dessem certo. Como herança aos que ficaram, deixou seu exemplo de esforço e dedicação ao trabalho, e seu cuidado e empatia com os demais.

imagem 4

Topo