08 03 SBCAT GeraldoEduardodaLuzJunior NotíciaMinha história começa no interior do Piauí. Nasci em Picos-PI e passei a infância em uma pequena cidade vizinha a que nasci, Itainópolis, onde cursei todo o Ensino Fundamental. Em 1992, parti para Brasília para cursar o Ensino Médio. Com excelentes professores, boa estrutura física e pedagógica, o Centro Educacional Gisno me possibilitou uma formação ampla e sólida nos três anos que lá estudei (1992 a 1994). Foi neste período, que comecei a me interessar por Biologia, Física e Química (sem distinção de preferência até então).

Não tendo consigo êxito no vestibular para ingressar para a faculdade de medicina da UnB, retornei ao Piauí e passei a residir em sua capital, Teresina, no início de 1996. Neste ano, a UFPI lançou um vestibular extra, com as vagas não preenchidas no certame normal. Por conta disso, não havia ofertas para todos os cursos; e, dentre os ofertados, o que chamou minha atenção foi o de Licenciatura Plena em Química. Tendo obtido êxito no vestibular, ingressei no referido curso em agosto do mesmo ano. No entanto, por ter passado concomitantemente no concurso do IBGE para trabalhar no censo populacional e agropecuário, como Agente Censitário Supervisor, assim como pelo sonho de cursar medicina, terminei trancando o curso. Com mais um insucesso na tentativa de ingressar para o sonhado curso, resolvi retomar minha matrícula no curso de Química em 1997.

Desde o início do curso fiz iniciação científica. O primeiro projeto PIBIC teve orientação do Prof. Dr .Francisco Carlos Marques da Silva e os três outros, do Prof. Dr. José Machado Moita Neto, que também orientou a minha dissertação de mestrado (2001-2003), desenvolvida na área de adsorção.
Dois meses depois de iniciar o curso de Química, comecei a ministrar aulas (monitoria) de Biologia, Física, Matemática e Química em um colégio da rede privada de Teresina-PI. Nos dez anos seguintes, ministrei aulas de Química em boa parte das escolas privadas da cidade, fui professor substituto do Departamento de Química da UFPI (2003-2004), professor da SEDUC-PI (2003) e ingressei na carreira do magistério superior da Universidade Estadual do Piauí - UESPI (2004). Já como professor efetivo da UESPI, em 2007, resolvi realizar doutorado. Ingressei em um Doutorado Interinstitucional ofertado pelo PG em Ciências e Engenharia de Materiais da UFRN ao IFPI. Depois de ter cursado todas as disciplinas e ter conversado com o Prof. Dr. Valter José Fernandes Júnior para me orientar, resolvi fazer a seleção para o PPGQ da UFRN. Aprovado, pedi demissão das escolas privadas, solicitei dedicação exclusiva na Universidade e me mudei para Natal-RN. Desta forma, somente em agosto de 2007 minha história na catálise começa.A minha tese de doutorado teve como objetivo a conversão de óleos vegetais em diesel verde por craqueamento termocatalítico sobre LaSBA-15 e foi desenvolvida entre 2007 e 2010 no Laboratório de Catálise e Petroquímica - LCP da UFRN, coordenado pelos Professores doutores Antônio Souza de Araújo e Valter José Fernandes Júnior. Neste período, participei da execução de alguns outros projetos de pesquisa e construí boas amizades (Anne Gabriella Santos, Vinícius Caldeira, Edjane Buriti, Stevie Lima, Solange Quintella, Kesia Castro, Marcela Barbosa, Marcílio Pelicano, Taisa Cristina, Ricardo Oliveira, Luzia Patrícia, Ana Melo, João Paulo, Amanda Gondim). Também neste período, participei do meu primeiro ENCAT, Salvador (2008), onde pude constatar a integração e amizade entre os catalíticos da Regional 1. Tive a mesma percepção no primeiro CBCat que participei (Campos do Jordão, 2011), comprovando, para mim, serem características da própria SBCat.

Atualmente, sou professor Associado II da UESPI, onde estou coordenando do PPGQ e já fui Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação e Pró-reitor de Administração. Junto com a Profa. Anne Gabriella (UERN) aceitei o grande desafio de coordenar a Regional 1 da SBCat (2019-2021).
Na UESPI, junto com os professores Reginaldo da Silva Santos e Laécio Santos Cavalcante, coordeno o Grupo de Estudos em Energias Renováveis & Tecnologias em Catálise - GreenTec, que conta com alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado e desenvolve pesquisas com óxidos semicondutores, em pó e filme, com aplicações fotocatalíticas (degradação de macromoléculas poluentes, inativação de microrganismos patogênicos e geração de hidrogênio) e com peneiras moleculares mesoporosas modificadas para aplicação na síntese de biocombustíveis.

 

Topo