4Ercat Fotos 0003 Ruth

Ruth Leibsohn Martins

O fundamento deste prêmio é reconhecer um pesquisador, profissional ou aluno, da região de abrangência da Regional 2, pelas suas contribuições para o avanço da catálise. O objetivo não é apenas reconhecer a excelência acadêmica ou mérito científico do trabalho de um indivíduo, mas também suas atividades altruístas, caracterizadas pela boa interação e ajuda a colegas, subordinados e o público em geral.

O vencedor pode ter atuação no entendimento da catálise e no desenvolvimento de novos catalisadores e processos catalíticos, abrangendo a catálise homogênea, catálise heterogênea, biocatálise, eletrocatálise, fotocatálise, preparação, caracterização ou avaliação de catalisadores, modelagem de catalisadores, de reatores ou de processos catalíticos, entre outros aspectos. São elegíveis para indicação os sócios da SBCat vinculados a Regional 2.

O indicado poderá ser professor, pesquisador, profissional ou aluno vinculado a Universidade, Centro de Pesquisa ou Empresa situada na região de abrangência da Regional 2. A premiação é aberta a profissionais sêniores, com mais de 10 anos de atuação contínua na área, profissionais em início de carreira, com até 10 anos de atuação ou estudantes de pós-graduação pelo trabalho de tese. A única condição é que, aliada à contribuição científica, o indivíduo deve mostrar espírito altruísta, de colaboração e solidariedade com os pares, subordinados e o público em geral.

A indicação de candidato à Medalha Ruth Leibsohn Martins deverá ser feita por sócio da SBCat vinculado a Regional 2, em dia com o pagamento das anuidades da SBCAT. O sócio deverá encaminhar até o dia 05 de fevereiro de 2021 para a Comissão Julgadora do Prêmio (email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) um documento sucinto justificando as razões para a indicação do candidato. Além das justificativas baseadas no mérito científico do trabalho realizado, o documento deverá mostrar a vocação altruísta do candidato, através do espírito de colaboração, solidariedade e ajuda aos pares, subordinados e o público em geral.

Template para o prêmio: 
Clique AQUI para download.


Conheça a professora Fatima Maria Zanon Zotin, vencedora do Prêmio Ruth Martins

11 03 ERCAT NotíciaA vencedora do Prêmio Ruth Martins foi a professora Fatima Maria Zanon Zotin. É graduada em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos (1983), mestre em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos (1985) e doutora em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Realizou estágio no Institut de Recherches sur la Catalyse (IRC-CNRS) de 1990 a 1993, onde desenvolveu parte de seu doutorado. Exerceu atividades de pesquisa vinculadas ao Centro de Tecnologia Mineral (CETEM) de 1989 a 1999.

Atualmente é professora titular do Instituto de Química da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e coordenadora do curso de Engenharia Química. Também atua no Programa de Pós-graduação em Engenharia Química da UERJ. Tem experiência na área de Catálise Heterogênea, tendo atuado nas seguintes linhas de pesquisa: catálise ambiental (controle de emissões veiculares e de fontes fixas), processos catalíticos relacionados à transformação do etanol, petroquímica, biocombustíveis e adsorção.

Clique AQUI para acessar o Lattes da professora. 

Confira abaixo o resumo da conferência de Fatima Maria Zanon Zotin: 

Catalisadores para a redução de NOx: breve histórico no LCPMA

Neste trabalho apresenta-se um resumo dos principais resultados obtidos nos últimos anos no estudo da reação de redução do NO pelo CO no Laboratório de Catálise em Petróleo e Meio Ambiente da UERJ (LCPMA) através de teses, dissertaçõese trabalhos de IC. Nesse contexto, as parcerias com pesquisadores do próprio Instituto de Química da UERJ e de várias instituições, como os do INT, UFRJ, LNLS, CENPES/PETROBRAS, CETEM, LACTEC, entre várias outras, foram essenciais. Desde o início do laboratório, o controle de emissões veiculares foio foco e a motivação dos temas até agora em desenvolvimento.

A constatação das emissões de N2O por parte dos catalisadores automotivos comerciais, com forte contribuição dos metais nobres, bem como pelo seu alto custo, motivou a busca por catalisadores ativos e, principalmente, mais seletivos a N2. Catalisadores de cobre se mostraram atraentes por apresentarem baixa formação de óxido nitroso e deram origem aos estudos mais recentes.Através de caracterizações utilizando radiação síncrotron, foi possível correlacionar como a metodologia de preparo, incluindo-se a composição e as condições de síntese, interfere nas propriedades de oxirredução e de estabilidade térmica.

A evolução das espécies de cobre com a temperatura e atmosfera de ativação mostrou relação com a atividade catalítica e a seletividade, permitindo compreender melhor a natureza da fase ativa nos catalisadores novos e envelhecidos. Nesse sentido, a presença e evolução de vacâncias de oxigênio com a temperatura de reação contribuem com a explicação das diferenças de atividade e seletividade observadas em cada catalisador. Esses trabalhos têm nos mostrado o quão relevante é a o estudo dos fundamentos da catálise que evolui continuamente com o avanço das técnicas de caracterização e de preparo, propiciando as bases para o desenvolvimento de catalisadores com maior potencial de alcançarem o estágio de comercialização.

 

Topo