Clique AQUI07 04 ERCAT Notícia2 e confira os ANAIS do 4° ERCAT.

18 03 ERCAT Noticia Programacao1Palestrante: 

Vânya Márcia Duarte Pasa - Departamento de Química – ICEX/UFMG - Minas Gerais, Brasil

Resumo da Palestra:

A busca incessante por tecnologias que levam a uma máxima descarbonização do planeta tem apontado os biocombustíveis como a melhor alternativa de curto e médio prazo para os setores automotivos, de aviação e mais recentemente, marítimo. Um dos maiores desafios tecnológicos desta área é a produção de biocombustíveis não oxigenados (drop-in) como o diesel verde e o bioquerosene de aviação, similares aos fósseis. Para produzi-los, a hidrodesoxigenação de óleos vegetais é a rota mais difundida e tem como desafio utilizar matérias-primas e processos de baixo custo. Estudos com óleos de soja, palma, óleo residual, óleo de macaúba , além de gordura animal têm sido realizados no LEC- Laboratório de Ensaios de Combustíveis da UFMG utilizando catalisadores como zeólitas, fosfato e óxido de nióbio, Pd/C , Co/C, dentre outros, com conversões elevadas. Alguns destes catalisadores permitem que reações de desoxigenação, craqueamento e isomerização ocorram simultaneamente, em baixas pressões de H2 ( 10-40 bar). Estudos de desoxigenação em atmosfera de N2 também mostram viabilidade com estes catalisadores, indicando potencialidade para aplicações industriais

Sobre o palestrante

Possui graduação em Engenharia Química e doutorado em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais.Trabalhou por 10 anos no Centro de Pesquisas da ACESITA e atualmente é professora da Universidade Federal de Minas Gerais. Desenvolveu vários processos em escala piloto e produtos a partir do alcatrão de Eucalyptus como resinas, espumas, elastômeros, compósitos reforçados com fibras vegetais e fibras de carbono . Tem atuado na síntese de materiais nanoestruturados a partir de redução carbotérmica assitida por co-pirólise de biomassa.

lattes



Clique AQUI e confira a Programação completa.

11 03 ERCAT NotíciaA vencedora do Prêmio Ruth Martins foi a professora Fatima Maria Zanon Zotin. É graduada em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos (1983), mestre em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos (1985) e doutora em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Realizou estágio no Institut de Recherches sur la Catalyse (IRC-CNRS) de 1990 a 1993, onde desenvolveu parte de seu doutorado. Exerceu atividades de pesquisa vinculadas ao Centro de Tecnologia Mineral (CETEM) de 1989 a 1999.

Atualmente é professora titular do Instituto de Química da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e coordenadora do curso de Engenharia Química. Também atua no Programa de Pós-graduação em Engenharia Química da UERJ. Tem experiência na área de Catálise Heterogênea, tendo atuado nas seguintes linhas de pesquisa: catálise ambiental (controle de emissões veiculares e de fontes fixas), processos catalíticos relacionados à transformação do etanol, petroquímica, biocombustíveis e adsorção.

Clique AQUI para acessar o Lattes da professora. 

Confira abaixo o resumo da conferência de Fatima Maria Zanon Zotin: 

Catalisadores para a redução de NOx: breve histórico no LCPMA

Neste trabalho apresenta-se um resumo dos principais resultados obtidos nos últimos anos no estudo da reação de redução do NO pelo CO no Laboratório de Catálise em Petróleo e Meio Ambiente da UERJ (LCPMA) através de teses, dissertaçõese trabalhos de IC. Nesse contexto, as parcerias com pesquisadores do próprio Instituto de Química da UERJ e de várias instituições, como os do INT, UFRJ, LNLS, CENPES/PETROBRAS, CETEM, LACTEC, entre várias outras, foram essenciais. Desde o início do laboratório, o controle de emissões veiculares foio foco e a motivação dos temas até agora em desenvolvimento.

A constatação das emissões de N2O por parte dos catalisadores automotivos comerciais, com forte contribuição dos metais nobres, bem como pelo seu alto custo, motivou a busca por catalisadores ativos e, principalmente, mais seletivos a N2. Catalisadores de cobre se mostraram atraentes por apresentarem baixa formação de óxido nitroso e deram origem aos estudos mais recentes.Através de caracterizações utilizando radiação síncrotron, foi possível correlacionar como a metodologia de preparo, incluindo-se a composição e as condições de síntese, interfere nas propriedades de oxirredução e de estabilidade térmica.

A evolução das espécies de cobre com a temperatura e atmosfera de ativação mostrou relação com a atividade catalítica e a seletividade, permitindo compreender melhor a natureza da fase ativa nos catalisadores novos e envelhecidos. Nesse sentido, a presença e evolução de vacâncias de oxigênio com a temperatura de reação contribuem com a explicação das diferenças de atividade e seletividade observadas em cada catalisador. Esses trabalhos têm nos mostrado o quão relevante é a o estudo dos fundamentos da catálise que evolui continuamente com o avanço das técnicas de caracterização e de preparo, propiciando as bases para o desenvolvimento de catalisadores com maior potencial de alcançarem o estágio de comercialização.

 

18 03 ERCAT Notícia

O 4ª ERCAT começou hoje (18/03) e vai até amanhã (19/03) de forma virtual. O evento contará com conferências plenárias e keynotes proferidas por pesquisadores de renome nacional e internacional, sessões técnicas orais e de pôsteres e uma mesa redonda com representantes da indústria, universidade, startup e agência de fomento.

Esse evento tem por objetivo a troca de experiências, estreitamento de contatos e colaborações entre pesquisadores, profissionais e alunos, além de permitir a contínua atualização sobre temas de relevância para a catálise na região e no país.

Clique AQUI e fique por dentro da programação.

09 03 ERCAT Programacao NotíciaA programação completa do 4° ERCAT já está disponível.

Clique AQUI para acessar. 

Topo