Graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Paraná (1979) com mestrado em Engenharia Química pela COPPE-UFRJ (1983). Atualmente atua na área de Inovação e Tecnologia da Braskem com enfoque no desenvolvimento de tecnologias e processos renováveis e é professor da PUC-RIO. Experiência em desenvolvimento de tecnologias, projeto e comissionamento de unidades industriais e em automação e controle de processos.
Pesquisadora formada pela Escola de Química da UFRJ e com doutorado pela Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia da mesma universidade, a engenheira química Lucia Gorenstin Appel, vem desenvolvendo estudos na área de catálise há aproximadamente 35 anos. Dispõe de mais de 200 contribuições técnicas, na forma de trabalhos publicados em revistas de circulção internacional, participações em congresso e patentes na área. Ela foi responsável pelo projeto e montagem do Laboratório de Catálise do Instituto Nacional de Tecnologia (INT) pertencente ao Ministério de Ciência e Tecnologia, onde, desde então, exerce sua atividade profissional. Esse laboratório é atualmente considerado um dos centros mais ativos em catálise no Brasil.
É Doutor em Química pela Universidade Estadual de Campinas (1991) e fez Pós-doutorado na University of Ottawa-Canadá (2004). É Professor Titular do Departamento de Química-ICEx, Universidade Federal de Minas Gerais. Foi Professor Convidado do Institut National Polytechnique -ENSIACET- França, Pesquisador Convidado pela Japan Society for Promotion of Science (JSPS)-Japão e pelo Centro de Pesquisa InPROMPT - Alemanha. Foi diretor da Divisão de Catálise da Sociedade Brasileira de Química e é membro do Comitê Gestor do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Catálise em Sistemas Moleculares e Nanoestruturados. Foi convidado para 22 apresentações no exterior. Foi coordenador do 5th Latin American Symposium on Coordination and Organometallic Chemistry e de 5 outros eventos em catálise. Orientou ou co-orientou 19 dissertações de mestrado, 12 teses de doutorado e 7 supervisões de pós-doutorado. Coordenou 6 projetos com indústrias. As linhas de pesquisa estão relacionadas à química organometálica e à catálise por complexos de metais de transição, atuando principalmente nos seguintes temas: hidroformilação, metátese e hidrogenação, telomerização de compostos com ligação dupla C-C, catálise tandem, heterogeneização de catalisadores de complexos de metais de transição e aplicação de processos catalíticos na transformação de produtos naturais. É autor de 7 patentes , três capítulos de livros e 60 publicações em periódicos nessas áreas. Seu índice h é 21, e o fator de impacto médio (JCR2017) das publicações entre 2014 a 2019 é de 5,10.