Prêmio Pesquisador em Catálise 2023
A Diretoria da SBCat tem o prazer de anunciar Letícia Fernanda Rasteiro como vencedora do prêmio "Tese de Doutorado em Catálise 2023”.
O Concurso "Tese de Doutorado em Catálise", apoiado pela Evonik Brasil, tem por objetivo identificar e premiar as Teses que trouxeram maior contribuição para o desenvolvimento da catálise no Brasil, com o intuito de incentivar o recém-doutor, atuante nessa área do conhecimento.
Graduou-se em 2015 como Bacharela em Química Tecnológica pelo Instituto de Química da UNESP de Araraquara. Fez mestrado em Química no período de 2015 a 2017 no Instituto de Química da UNESP de Araraquara na área de catálise heterogênea, trabalhando com a síntese e caracterização de óxidos mistos V/Mo e sua aplicação na conversão catalítica do glicerol a ácido acrílico. Licenciou-se em química pela UNIFRAN em 2018. Concluiu seu doutorado em Ciências com ênfase em Físico-Química no Instituto de Química da USP de São Carlos em 2022 também na área de catálise heterogênea, trabalhando com a síntese e caracterização de catalisadores do tipo Ni-Ga aplicados na hidrogenação do CO2 a metanol a baixas pressões. Fez doutorado sanduíche na University of California, Riverside, no período de março de 2020 a novembro de 2020, trabalhando com a deposição de ZrO2 sobre SBA-15 através da técnica Atomic Layer Deposition (ALD). Desde de 2022 até os dias atuais é pesquisadora de pós-doutorado no Instituto de Química da UNESP de Araraquara trabalhando com a síntese e caracterização de óxidos mistos de V/Mo aplicados na reação de desidrogenação oxidativa do propano a propileno.
A Letícia apresentará uma Keynotes durante o 22º CBCat que acontecerá, entre os dias 25 e 29/09 em bento Gonçalves, RS.
A comissão avaliadora do prêmio foi composta por:
Gustavo Castro (Evonik Brasil Ltda)
Sibele B. Castellã Pergher (IQ - UFRN)
Kátia Bernardo Gusmão (IQ - UFRS)
(LNLS – CNPEM)
Maria Auxiliadora S. Baldanza (COPPE – UFRJ)