16 06 SBCAT Noticia Ganhador 2A Diretoria da SBCat tem o prazer de anunciar o Professor Luis Adriano Santos do Nascimento como vencedor do prêmio "Pesquisador em Catálise 2021”.

O prêmio contempla o pesquisador com até 40 anos de idade e que apresentou, nos últimos dois anos, uma das melhores contribuições para o desenvolvimento da catálise no nosso país e divulgação do Brasil no cenário internacional.

O Prof. Luis Adriano é Professor Associado 1 do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará, onde foi Diretor da Faculdade de Biotecnologia entre 2016 e 2017. Desde a inauguração do Parque de Ciência e Tecnologia do Guamá, em julho de 2016, é vice-coordenador do Laboratório de Óleos da Amazônia, onde se dedica à atividades de pesquisa e prestação de serviços, nas quais atende desde grandes empresas como Agropalma, Natura, Beraca, Amazon Oil e Dende Tauá até cooperativas e associações de agricultores familiares. Atua nas áreas de Biocombustíveis e Biomassas Residuais, valorização de resíduos, preparação de catalisadores, além de estudos com óleos e gorduras vegetais e de cianobactérias. Coordena atualmente 2 projetos de pesquisa, entre eles o projeto "DESENVOLVIMENTO DE NOVOS CATALISADORES E PROCESSOS SUSTENTÁVEIS PARA BIORREFINARIA UTILIZANDO REJEITOS AGROINDUSTRIAIS LIGNOCELULÓSICOS AMAZÔNICOS". Está vinculado aos Programas de Pós-Graduação em Química (PPGQ) e Biotecnologia (PPGBIOTEC). Já co-orientou duas Teses de Doutorado e uma dissertação de mestrado. Além disso, já orientou 3 Teses de Doutorado, 11 dissertações de mestrado e 30 TCCs. Atualmente orienta 4 TCCs, 4 mestrados e 4 doutorados e possui 31 publicações em periódicos indexidaos. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Cinética Química e Catálise, Química de Produtos Naturais, Oleoquímica e Físico-Química Inorgânica.

O Prof. Luis Adriano apresentará uma Keynote durante o 21CBCat que acontecerá, de forma totalmente virtual, de 13 a 17 de setembro de 2021.

A comissão avaliadora do prêmio foi composta por: 

  • Dr. Alexandre Gaspar – INT
  • Dr. Jean Marcel Ribeiro Gallo – UFSCar
  • Dr. José Riberio Gregório – UFRGS
  • Dr. Luiz Antonio Magalhães Pontes – UFBA
Topo