KenziTamaruPortrait 00008Prezada comunidade catalítica,

é com grande pesar que comunicamos o falecimento do Professor Kenzi Tamaru, ocorrido em 22 de julho de 2020, aos 96 anos de idade. Ele foi pioneiro em elucidar mecanismos de reação usando técnicas in situ e era Sogro do Professor Ted Oyama. A Sociedade Brasileira de Catálise se solidariza com a comunidade japonesa e manifesta os mais profundos sentimentos ao Professor e amigo Ted Oyama e a todos os familiares do Professor Kenzi Tamaru.

Professor Kenzi Tamaru (1923 –2020)

Um “titã do mecanismo” que iniciou estudo in situ de catalisadores.

Em 22 de julho de 2020, a comunidade científica perdeu Kenzi Tamaru, pioneiro em elucidar mecanismos de reações catalíticas heterogêneas. Seu legado duradouro será a percepção de que os catalisadores devem ser estudados em condições de reação. Esse insight foi a base para o agora amplo uso de estudos in situ e operacionais em catálise.

Kenzi Tamaru nasceu em Tóquio no Japão em 1923 e foi educado na Universidade de Tóquio, graduando-se em 1946 e recebendo seu doutorado em 1950.

Entre 1953-1956, ele trabalhou com Sir Hugh Taylor, em Princeton, com uma bolsa Fulbright. Em Princeton, Kenzi estudou a decomposição do germano e teve a idéia da necessidade de estudar catalisadores em condições de reação. Quando ele disse ao professor Taylor sobre esse conceito, ele disse: "Você é muito ambicioso… Você é muito ambicioso”. 

Ao retornar ao Japão, ele iniciou sua pesquisa sobre adsorção durante a catálise, primeiro na Universidade Nacional de Yokohama e depois na Universidade de Tóquio.

Em Adv. Catal. 15 (1965) 65 afirmou: "O estado da superfície que catalisa as reações não é o da superfície na ausência de reagentes. As propriedades da superfície do catalisador a ser estudada devem ser as do estado de trabalho".

Hoje, a necessidade de estudar catalisadores em condições in situ é universalmente reconhecida e aplicada regularmente usando técnicas espectroscópicas e transitórias.

Kenzi Tamaru ocupou muitos cargos importantes, incluindo as presidências da Japan Chemical Society em 1989-1990 e a Associação Internacional de Sociedades de Catálise em 1988-1992. Ele foi agraciado com muitos prêmios, incluindo o Japan Chemical Society Award em 1974, a Purple Agate em 1985 e o Japan Academy Award em 2000.

Topo