06 09 sbCat noticia premio2A Diretoria da SBCat tem o prazer de anunciar o Prof. Dr Jean Marcel R. Gallo como vencedor do Prêmio "Pesquisador em Catálise 2017".

O prêmio contempla o pesquisador com menos de 40 anos de idade e que apresentou, nos últimos dois anos, uma das melhores contribuições para o desenvolvimento da catálise no nosso país e divulgação do Brasil no cenário internacional.

O Prof. Jean é professor de Química Inorgânica no Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) desde 2014, onde lidera o o Group of Renewable Energy, Nanotechnology and Catalysis (GreenCat). Nasceu em São Paulo, cresceu em Campinas e estudou Química na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), onde também obteve o Mestrado em Química sob orientação do Prof. Ulf Schuchardt. Seu título de Doutorado em Ciências foi obtido em um programa de cotutela entre a UNICAMP e a University of the Eastern Piedmonte Amedeo Avogadro in Alessandria (Italia), sob a orientação da Profª. Heloise O. Pastore e do Prof. Leonardo Marchese. O Prof. Jean também foi Pesquisador Associado no grupo do Prof. James A. Dumesic no Departamento de Engenharia Química da University of Wisconsin-Madison (USA) entre 2010 e 2013, e foi pós-doutorando no grupo do Prof. José Maria C. Bueno no Departamento de Engenharia Química da UFSCar.

O currículo Lattes do Prof. Jean aponta que ele possui 30 trabalhos na base Web of Science, com um total de 816 citações e fator H:14.

O Prof. Jean apresentará o trabalho "Catálise heterogênea aplicada à conversão de biomassa" destacando a importância de seus temas de estudo e contendo um panorama e a repercussão dos principais resultados de pesquisa em catálise, obtidos por ele. A apresentação acontecerá no 19CBCat e IX Congresso Mercosul de Catálise entre os dias de 17 e 21 de setembro de 2017 em Ouro Preto-MG.

A comissão avaliadora do prêmio foi composta por:

Professora Cristiane Assumpção Henriques – UERJ
Professora Adriana de Paula Ferreira – UFSCar
Professor Pedro Augusto Arroyo – UEM

Topo