08 05 SBCAT NoticiaEntre os dias 26/03 e 25/04/2020 ocorreram as eleições para a Diretoria da SBQ 2020-2022. Na Divisão de Catálise, foram eleitos:

 

SBCAT FotosEduardoDiretor - Eduardo Nicolau dos Santos:

Eduardo é Doutor em Química pela Universidade Estadual de Campinas (1991) e fez Pós-doutorado na University of Ottawa-Canadá (2004). É Professor Titular do Departamento de Química-ICEx, Universidade Federal de Minas Gerais. Foi Professor Convidado do Institut National Polytechnique -ENSIACET- França, Pesquisador Convidado pela Japan Society for Promotion of Science (JSPS)-Japão e pelo Centro de Pesquisa InPROMPT - Alemanha. Foi diretor da Divisão de Catálise da Sociedade Brasileira de Química e é membro do Comitê Gestor do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Catálise em Sistemas Moleculares e Nanoestruturados. Foi convidado para 22 apresentações no exterior. Foi coordenador do 5th Latin American Symposium on Coordination and Organometallic Chemistry e de 5 outros eventos em catálise. Orientou ou co-orientou 19 dissertações de mestrado, 12 teses de doutorado e 7 supervisões de pós-doutorado. Coordenou 6 projetos com indústrias.

 

SBCAT FotosKatiaVice- diretor - Katia Bernardo Gusmão: 

Kátia possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990), mestrado em Química pelo Instituto de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993) e doutorado em Chimie de Biomolécules pela Université Paul Sabatier (Toulouse III) (1996). Atualmente é Professor Associado III da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Catálise e Diretora da Divisão de Catálise da Sociedade Brasileira de Química.

 

SBCAT FotosJeanTesoureiro - Jean Marcel Ribeiro Gallo:

Jean Marcel R. Gallo é Professor de Química Inorgânica no Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) desde 2014, onde lidera o o Group of Renewable Energy, Nanotechnology and Catalysis (GreenCat). O Prof. Jean nasceu em São Paulo, cresceu em Campinas e estudou Química na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), onde também obteve o Mestrado em Química sob orientação do Prof. Ulf Schuchardt. Seu título de Doutorado em Ciências foi obtido em um programa de cotutela entre a UNICAMP e a University of the Eastern Piedmont Amedeo Avogadro in Alessandria (Italia), sob a orientação da Prof. Heloise O. Pastore e do Prof. Leonardo Marchese. O Prof. Jean também foi Pesquisador Associado no grupo do Prof. James A. Dumesic no Departamento de Engenharia Química da University of Wisconsin-Madison (USA) ente 2010 e 2013, e foi pós-doutorando no grupo do Prof. José Maria C. Bueno no Departamento de Engenharia Química da UFSCar.

Confira abaixo as fotos da posse da nova diretoria que ocorreu dia 01/06/2020

anexo 43Assembleia anexo zoom anexo zoom2

 

Topo