Eleição da Diretoria do GRCAT/SUL

Seguindo o cronogrma de eleição da nova Coordenação da Regional Sul da SBCat, comunico que hoje ocorreu reunião em que foram abertos os votos dos membros da Regional enviados pelo correio, tendo sido eleita com 13 votos favoráveis (e nenhum voto em branco ou nulo), a seguinte composição:

Supervisor executivo:
Osvaldo de Lázaro Casagrande Jr. (IQ/UFRGS)

Membros: Adriano Lisboa Monteiro (IQ/UFRGS)
João Henrique Zimnoch dos Santos (IQ/UFRGS)
José Ribeiro Gregório (IQ/UFRGS)
Márcia Lacerda Miranda (OPP Petroquímica)

Porto Alegre, 15 de setembro de 1999
Roberto Fernando de Souza (IQ/UFRGS)

REGIMENTO DO GRCAT/SUL

Cap. I Do nome e objetivos

Art.1o. Fica constituído, pela aprovação do presente Regimento, o Grupo Regional de Catálise - Sul. da Sociedade Brasileira de Catálise, de âmbito de atuação regional, tendo como sigla GRCAT/Sul, o qual terá os seguintes objetivos:

a) Congregar pessoas e entidades que se dedicam a atividade de catálise no sul do país;

b) Elevar os padrões da ética profissional , da educação científica e tecnológica;

c) Estimular as pesquisas científica e tecnológica promovendo e difundindo, de forma mais ampla e liberal o progresso da catálise, em todas as suas especialidades;

d) Manter intercâmbio com outras sociedades científicas e culturais, bem como indústrias, nacionais e internacionais, principalmente aquelas que se dedicam à catálise;

e) Colaborar com os poderes públicos no estudo e soluções dos problemas que, direta ou indiretamente, se relacionem com a catálise.

Cap. II Dos membros

Art. 2o. Os membros do GRCAT/Sul deverão ser sócios efetivos, colaboradores, coletivos, estudantes ou honorários da SBCat e que residam ou se localizem na região sul do país.

Art. 3o. São direitos dos membros do GRCAT/Sul:

a)votar desde que estejam com sua anuidade quitada.

b)Tomar parte, discutir e votar nas Reuniões do GRCAT/Sul e Assembléias Gerais da SBCat.

c) Fazer parte do Conselho do GRCAT/Sul e ser seu representante efetivo no Conselho do SBCat, desde que tenha sido indicado por voto direto, pelos demais membros de GRCAT/Sul.

Art. 4o. É dever dos membros exercer as funções de que foram investidos.

Cap.III Da administração

Art. 5o. O GRCAT/Sul será administrado por um Conselho constituído de um Supervisor Executivo e quatro membros.

Art. 6o. O mandato do Conselho do GRCAT/Sul será de dois anos, com possibilidade de reeleição e os constituintes permanecerão nos cargos até a posse do novo Conselho eleito, obrigando-se a fornecer todas as

informações de gestão solicitadas, após o sufrágio das urnas. O Supervisor executivo geral será, ou poderá indicar , representante do GRCAT/Sul junto à SBCat.

Art. 7o. A eleição do Conselho será processada de acordo com os seguintes tramites

1) Noventa dias antes de terminar o mandato do Conselho será feita uma chamada para inscrição de chapas completas, que serão numeradas na ordem de chegada, com os nomes do supervisor r dos demais componentes com seus respectivos dados biográficos principais.

2) O Supervisor executivo geral coletará as inscrições e organizara cédulas de votação a serem enviadas aos membros para votação por correspondência.

3) Cada membro receberá um envelope previamente endereçado e uma cédula que tenha impresso os números das chapas inscritas e o nome de seus componentes, para que assinale o seu voto e devolva ao Conselho de GRCAT/Sul dentro dos prazos estabelecidos.

4) Os envelopes contendo as cédulas serão abertos na ocasião da apuração, que será feita em reunião pública pelo Conselho, sendo considerada eleita a chapa mais votada.

Art. 8o. A posse dos membros do Conselho do GRCAT/Sul dar-se-á perante o Conselho que termina o mandato, assumindo imediatamente as suas funções.

Cap IV. Da Assembléia Geral da Regional

Art. 9o. Estabelece-se uma reunião ordinária semestral da Assembléia Geral da Regional, a ser convocada pelo Supervisor Executivo em data e local a serem designados, e assembléia extraordinária sempre que o conselho considere conveniente.

Art. 10o. A assembléia poderá debater qualquer assunto condizente com os objetivos do GRCAT/Sul e SBCat. Parágrafo 1. A Assembléia deliberará quando presentes metade mais um de seus membros em primeira chamada ou então com qualquer número de presentes em segunda chamada.

Parágrafo 2. As resoluções serão válidas quando aprovadas pela metade mais um dos presentes.

CapV. Das Disposições Gerais

Art. 11o. O Conselho da SBCat poderá destituir o Conselho de GRCAT/Sul se o mesmo não estiver promovendo de modo satisfatório o desenvolvimento de suas atividades, convocando eleições para a formação de um novo Conselho.

CapVI Das Disposições Transitórias

Art. 12o. A Assembléia de Fundação do GRCAT/Sul elegerá um Conselho provisório com um mandato de um ano.

Art. 13o. Este Conselho provisório devera realizar as eleições definidas no Art 7o e dar posse aos eleitos no final do seu mandato.

Art. 14o. O presente Regimento entra em vigor a partir de sua aprovação pela SBCat.

Art. 15o. O primeiro conselho eleito deverá promover a revisão do presente regimento dentro do prazo de sua gestão.

ATA DA ASSEMBLÉIA DO GRUPO REGIONAL DE CATÁLISE 3
GRCAT 3 - SP/PR/Triângulo Mineiro/Sul de MG
DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE CATÁLISE- SBCat

DATA: 12/12/02; Horário: 18h:30min

LOCAL: Salão Maringá do Hotel Deville, Maringá - PR

PRESENTES:
Alexandre Almeida Campos - UFSCar
Antonio José Gomes Cobo – UNICAMP
Cramer Vieira Gomes - FAENQUIL
Eliezer Ladeia Gomes – UFSCar
Gilberto Marques da Cruz - FAENQUIL
Kleper de Oliveira Rocha - FAENQUIL
Luiz Mario de Matos Jorge - UEM
Pedro Augusto Arroyo – UEM
Ricardo Reis Soares - UFU

Alexandre Chernichenco – Degussa
Carla Eponina Hori - UFU
Carlos Minoru N. Yoshioka - UFSCar
Dilson Cardoso - UFSCar
Ernesto Antonio Urquieta-Gonzalez - UFSCar
Kensley Alves de Oliveira – CBMM
Leandro Martins - UFSCar
Onélia Aparecida Andreo dos Santos - UEM
Ana Carlota Belizario - CENPES (convidada)

O Prof. Pedro, supervisor executivo do GRCat-3, fez a abertura, agradecendo a presença de todos.

Em seguida, passou-se à discussão da pauta de reunião, como segue:

1. APROVAÇÃO DA ATA

O Prof. Pedro colocou em discussão a análise e aprovação da ata de reunião de 26.04.2002, realizada às 14h:00, na Sala de Reuniões da Oxiteno S/A – São Paulo/SP, a qual foi aprovada sem alterações, por unanimidade.

2. CRIAÇÃO DE PESSOA JURÍDICA DO GRCAT-3

Vários aspectos foram levantados com relação à necessidade de criação de “Pessoa Jurídica” para a Regional 3, dentre os quais podem ser destacados:

• A administração financeira da SBCat está insatisfatória;

• Sócios têm direito a receber informações sobre todos os eventos realizados pela SBCat com antecedência;

• Melhor forma de administrar os recursos financeiros da SBCat;

Após discussão, o Prof. Dilson Cardoso propôs a criação de uma secretaria em parceria com outra Sociedade já estabelecida tal como, por exemplo, a ABEQ ou SBQ. O objetivo é administrar com mais rigor os recursos financeiros da SBCat, especialmente no que diz respeito à contabilidade anual (recolhimento da anuidade dos sócios da SBCat e gerenciamento dos pagamentos), além de uma divulgação abrangente dos eventos organizados pela sociedade. Desta forma, foi consenso entre os presentes que a coordenação da Regional 3 encaminhasse um documento à Diretoria da SBCat solicitando providências quanto ao discutido acima.

3. ORGANIZAÇÃO DO 13o CBCAT

Após discussão de vários aspectos relacionados ao congresso, o Prof. Dilson Cardoso propôs a formação imediata da comissão organizadora e do comitê científico, uma vez que o tempo para a definição das diretrizes para a organização e definição do evento não é longo o suficiente, além da pouca participação da comunidade catalítica nas discussões, verificada até o presente momento. Desta forma ficou decidido pelos presentes:

1. Comissão organizadora:

a) Dilson Cardoso – Presidente
b) Ernesto Antonio Urquieta-Gonzalez - Tesoureiro

2. Comitê Científico:

Gilberto Marques da Cruz – Presidente

Os presidentes das comissões farão o trabalho de composição das mesmas e os respectivos convites de participação, apresentando-as na próxima Assembléia Geral.

Também ficou aprovado que serão discutidos na próxima Assembléia Geral os seguintes pontos:

. Escolha da cidade onde será realizado o evento (Foz do Iguaçu, Campos de Jordão, Curitiba, Araxá, etc) e, em seguida, do local (levando-se em conta a infraestrutura disponível);

. Período de realização do evento;

. Duração do evento;

. Buscar apoio de todas as Regionais para a realização do 13o CBCat e 3o MERCOCAT;

. Transporte dos participantes.

Também ficou para o grupo composto por Kensley, Pedro, Dilson e Mansur a tarefa de levantar informações que ajudem na análise e decisão sobre qual das cidades e respectivos hotéis poderão abrigar o evento.

4. LOCAL DO PRÓXIMO ENCONTRO

Foi discutida a organização do próximo Encontro Regional de Catálise, que será em 2004, conforme reza o estatuto do GRCat 3. O Dr. Alexandre Chernichenco mostrou seu interesse em organizar o evento na cidade de Americana, onde a Degussa possui uma unidade industrial. Desta forma, o Dr. Alexandre consultará a diretoria Degussa e levará a posição da empresa na próxima Assembléia Geral do GRCat 3. Também, foi aprovado que a definição de data e local do VI-ERCat se dará na próxima Assembléia, após ouvida a posição da Degussa.

5. LOCAL DA PRÓXIMA ASSEMBLÉIA GERAL

Local: Campinas – SP

Data: 25/04/2003

Horário: 10:00 horas

6. ASSUNTOS GERAIS

Carteira CTPetro

A Dra. Carlota relatou o interesse da Petrobras em manter a Carteira CTPetro, financiando projetos de interesse por meio dos editais ou diretamente pela companhia. Assim, alguns aspectos de relevância foram colocados destacando-se: desafios que a empresa enfrentará nos próximos anos e necessidade de desenvolvimento de novos projetos na área de hidrotratamento; busca de novos parceiros para convênios nas linhas prioritárias de hidrotratamento e gás natural.

Cadastramento automático dos novos sócios

Foi sugerido:

Que os sócios não cadastrados na RBCat tenham seu cadastramento automático mediante participação na SBCat;

Incluir no formulário de inscrição dos novos sócios a opção de cadastramento automático na RBCat;

Buscar cadastrar os sócios antigos.

Página do GRCat 3 na internet

Uma primeira configuração foi trabalhada pelo Dr. Alexandre Chernichenco e ficará hospedada no servidor do DEQ/UEM. Em breve será colocada no ar para que os membros do GRCat 3 possam visitar e enviar as sugestões de mudança.

Sem mais a discutir, foi encerrada a reunião às 18h05min, da qual, para constar, lavro a presente ata.

Onélia Aparecida Andreo dos Santos.

Prezados membros do GRCat 3
(São Paulo, Paraná, Sul de Minas Gerais e Triângulo Mineiro):

Atendendo à convocação de eleições para o GRCat 3 recebemos correspondência da Profa. Carla Eponina Hori inscrevendo a Chapa Integração, cuja composição é:

Supervisora Executiva: Carla Eponina Hori - FEQ/UFU
Vice-Supervisora: Clélia M. P. Marques - IQ/UFSCar

Secretarias:
Política de Ciência e Tecnologia, e Cooperação Nacional e Internacional: Kensley Alves de Oliveira e Robson de Souza Monteiro - CBMM
Relação Academia - Empresa: Valéria Perfeito Vicentini - OXITENO
Cursos, Publicações, Informativos e Eventos: Regina Buffon - IQ-UNICAMP
Recursos Financeiros: Pedro Augusto Arroyo - DEQ/UEM

O programa de trabalho da chapa para o biênio 2003-2005, conforme enviado, é:

1) Dar continuidade ao trabalho realizado pela gestão anterior no sentido de fortalecer a organização do Encontro Regional de Catálise nos anos pares (que não coincidem com o ano de realização dos Congressos Brasileiros de Catálise). O VI Encontro de Catálise da Regional 3 será em Americana - SP no ano de 2004 com apresentação de trabalhos recentes de pesquisa, conferências de pesquisadores relacionados à academia e à empresa;
2) Empreender esforços para apoiar a comissão executiva e científica do 13o CBCat e 3o MercoCat, que serão organizados pela Regional 3, no ano de 2005;
3) Promover reuniões periódicas dos membros da Regional 3 para discutir amplamente os rumos e estratégias de atuação da nossa regional;
4) Propor, incentivar e divulgar cursos de curta duração relacionados à catálise, nos seus vários aspectos, voltados basicamente a alunos de IC, MSc e DSc, e que seriam oferecidos por membros da comunidade catalítica;
5) Promover a filiação na SBCat de alunos de graduação e pós-graduação, de docentes e de profissionais vinculados à indústria que trabalham na área de catálise;
6) Incentivar o intercâmbio entre os diferentes grupos de pesquisa da nossa regional, facilitando a troca de informações e promovendo a maior integração entre eles, visando o crescimento do ensino, pesquisa e extensão na área de catálise.
Após análise da solicitação contida na correspondência da Profa. Carla Eponina Hori, à luz do Regimento do GRCat 3, considerou-se homologada a inscrição da Chapa Integração que, doravante, para o processo eleitoral, passa a ser denominada Chapa 1.
Atenciosamente,

Maringá, 18 de Outubro de 2003

 

Pedro Augusto Arroyo

Supervisor Executivo do GRCat 3.

ATA DA ASSEMBLÉIA DO GRCAT 3 - SP/PR/Sul de MG
DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE CATÁLISE- SBCat

DATA: 26/11/01; Horário: 14h30min

LOCAL: Departamento de Engenharia Química da Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP

PRESENTES:
Ernesto A. Urquieta Gonzalez- UFSCar/DEQ
Valéria Perfeito Vicentini- OXITENO
José Mansur Assaf- UFSCar/DEQ
Nádia Regina C. F. Machado- DEQ/UEM

Dilson Cardoso - UFSCar/DEQ
José Maria Correia Bueno - UFSCar/DEQ
Pedro Augusto Arroyo - DEQ/UEM
Onélia A. Andreo dos Santos - DEQ/UEM
Ricardo Reis Soares - FEQ/UFU

O Prof. Ernesto, supervisor executivo do GRCAT-SP/PR, fez a abertura, agradecendo a presença de todos e justificou a ausência do Prof. Antonio José Gomez Cobo da FEQ/UNICAMP. Não houve justificativas dos demais ausentes.
Em seguida, iniciados os trabalhos, passou-se à discussão dos itens da ordem do dia, conforme discriminado abaixo.
1. LEITURA E APROVAÇÃO DA ATA DA ASSEMBLÉIA DE 06/10/00

Com a palavra, o Prof. Ernesto fez-se a leitura da ATA da Assembléia realizada no dia 06/10/00. Após análise e discussão a ata foi aprovada por unanimidade.

2. INFORMES DA DIRETORIA E DOS MEMBROS

2.1." 4º Encontro Regional de Catálise"
Foram relatadas as atividades realizadas no 4º Encontro Regional de Catálise, realizado na Oxiteno, situada em Mauá/SP, em 06/04/01. De um total de 130 participantes que se envolveram com o Evento, 96 estiveram presentes nas atividades realizadas nesse dia. Houve representantes das empresas: OXITENO, DEGUSSA, CBMM, COPESUL e DETEN, das Instituições de Ensino: FAENQUIL, UEM, UFU, UNICAMP, UNIOESTE, USP-SC, UFSCar e UFRJ) e Institutos de Pesquisa: IPT, IPEN e INPE. Durante o evento foram apresentadas 2 conferências convidadas, proferidas por Kenji Takemoto da DEGUSSA e Valéria Vicentini da OXITENO, e 33 trabalhos científicos. Destes, 26 trabalhos completos foram publicados nos Anais do 4º Encontro Regional de Catálise. O evento contou com o apoio financeiro da DEGUSSA (R$800,00), para confecção dos Anais, e com o apoio da OXITENO que, além de fornecer o local para a realização do evento, contribuiu com a logística, infraestrutura e divulgação do mesmo.
Como resultado do encontro, foi destacada a importância da integração Universidade/Empresa, além da presença de elevado número de alunos.
Os membros do GRCat SP/PR agradecem à DEGUSSA, à Diretoria da OXITENO e, especialmente, à Valéria Perfeito Vicentini pelo apoio incondicional na realização do referido evento.

2.2. Sócios da SBCat pertecentes ao GRCat 3

Conforme divulgado pelo Prof. Ernesto o Grupo Regional de Catálise SP/PR conta com um percentual significativo de sócios da SBCat, conforme discriminado abaixo:
Coletivos: 2 sócios (Oxiteno e Degussa);
Efetivos: 28 sócios, de um total de 103 pertencentes a SBCat, correspondendo a 27%;
Estudantes: 56 sócios, de um total de 81 pertencentes a SBCat, correspondendo a 69%.

2.3. Mudanças nos Estatutos da SBCat

Em Assembléia da SBCat realizada durante o 11 CBCat, em Bento Gonçalves, foram discutidas e aprovadas as mudanças a serem efetuadas nos Estatutos da SBCat. As informações sobre as mudanças estão disponíveis na página:
http://www.ufscar.br/~sbcat/atas_regimentos.htm

2.4. Agrupamentos dos GRCat Aprovados pelo Conselho da SBCat

Da mesma forma, em reunião realizada durante o 11 CBCat, em Bento Gonçalves, foi discutida e aprovada a reorganização dos Grupos Regionais de Catálise de acordo com a posição geográfica e/ou interação entre os mesmos. Conforme decidido em reunião, a SBCat contará, em princípio, com 4 (quatro) grupos regionais, que não serão mais nomeados por estados e sim receberão um número de identificação. Desta forma, o Grupo Regional de Catálise SP/PR (GRCat-SP/PR), passou a ser denominado Regional 3, composto até então pelos estados de São Paulo e Paraná.

2.5. Apoio do GRCat SP/PR no transporte de alunos ao 11o CBCat

Alunos pertencentes à UEM, UFU, UNICAMP, FAENQUIL e UFSCar contaram com o apoio financeiro do GRCat SP/PR, relativo ao transporte, para participarem do 11 Congresso Brasileiro de Catálise realizado em Bento Gonçalves. Destaca-se que essa iniciativa foi possível de ser efetivada graças ao apoio da organização do 11 CBCat, a qual aportou R$ 2.300.

2.6. Informes Gerais

O Prof. José Mansur Assaf informou que os Anais do IV Encontro Regional de Catálise SP/PR foram enviados, via correio, para todos os participantes do evento.

A Profa. Nádia Regina Camargo Fernandes Machado informou que 50% dos recursos referentes as anuidades da SBCat passaram a ser direcionados para a GRCat SP/PR. Com estes recursos foi possível a realização e a confecção dos Anais do IV Encontro Regional de Catálise SP/PR, bem como subsidiar, como já relatado, a participação dos alunos no 11o Congresso Brasileiro de Catálise realizado em Bento Gonçalves.

Discutiu-se, ainda, a necessidade de ampliar a participação, como sócios efetivos, de todos os envolvidos com a Área de Catálise, uma vez que, além da integração dos vários pesquisadores, a anuidade dos sócios permitiria um apoio financeiro mais efetivo aos Encontros e outros Eventos de divulgação de trabalhos técnicos/científicos.

O Prof. Dilson Cardoso destacou que o 13o Congresso Brasileiro de Catálise e 3 MercoCat será organizado pela GRCat SP/PR e acontecerá em 2005. Além disso, propôs a criação do “Prêmio Melhor Tese de Doutorado em Catálise”. As Teses seriam premiadas a cada dois anos e avaliadas por uma comissão nacional ainda a ser constituída. Propõe-se que o prêmio venha a ser patrocinado por uma empresa, tendo sido feito o convite à Oxiteno, que o está estudando.

3. APRECIAÇÃO DE INGRESSOS À REGIONAL DO GRUPO DE CATÁLISE:
FEQUI/UFU/Uberlândia/MG e da UNIS/Varginha/MG

O Prof. Ernesto, Supervisor Executivo, recebeu duas correspondências, uma da FEQUI/UFU/Uberlândia/MG (Triângulo Mineiro) e outra da UNIS/Varginha/MG (Sul de Minas), nas quais se solicita a incorporação à Regional 3 dos Grupos de Catálise coordenados pelos professores Ricardo Reis Soares e Rogério Alexandre Alves de Melo, respectivamente. Após a leitura das cartas e discussão do assunto, a inclusão das duas regiões acima mencionadas foram aprovadas por unanimidade. Desta forma, a Regional 3 da SBCat passa a ser composta pelas regiões Estado de São Paulo, Estado de Paraná, Triângulo Mineiro (MG) e Sul de Minas (MG).

4. HOMOLOGAÇÃO DA CHAPA PARA CONCORRER ÀS ELEIÇÕES DA REGIONAL 3
GESTÃO 2001-2003

O Prof. Ernesto, informou a inscrição de uma única chapa a que esteve constituída pelos seguintes membros:

Prof. Pedro Augusto Arroyo – DEQ/UEM: Supervisor Executivo
Prof. Ricardo Reis Soares DEQ/UFU:
Vice–Supervisor/Secretaria de Ciência, Tecnologia e Cooperação Nacional e Internacional

Secretarias:
Profa Onélia A. Andreo dos Santos: DEQ/UEM - Publicações, Cursos & Eventos
Antonio Carlos Aidar - OMG Brasil: Relação Academia Setor Produtivo
Prof. Ernesto A. Urquieta-Gonzales: DEQ/UFSCar - Recursos Financeiros

Após apresentada, a inscrição da Chapa 01 foi homologada por unanimidade.

5. APURAÇÃO DOS VOTOS E HOMOLOGAÇÃO DA ELEIÇÃO DA DIRETORIA
GESTÃO 2001-2003

O Prof. José Mansur Assaf, após abertura da Urna Eleitoral, passou à apuração dos votos, que apresentou o seguinte resultado:

Votos válidos: 38
Votos nulos: 00
Votos brancos: 01

A Chapa 01 foi eleita, portanto, com 37 votos.

Após a divulgação dos resultados, a eleição foi homologada por unanimidade e conclamada pelos seus membros.

6. ATO DE POSSE DA NOVA DIRETORIA

O Prof. Ernesto, deu posse a Nova Diretoria e encerrando a sua participação agradeceu a oportunidade de ter participado como supervisor na Gestão 1999-2001 e a colaboração dos demais membros da Diretoria: Professor Cobo, Enga. Valéria, Professor Mansur e Profa. Nádia e de todos os membros e colegas do GRCat . A palavra foi passada ao Prof. Pedro Augusto Arroyo que agradeceu a participação dos membros da Regional 3 no processo eleitoral e a oportunidade de poder participar da Gestão 2001-2003. Na oportunidade o Prof. Pedro leu Carta-Programa da Diretoria, cujos principais pontos são transcritos a seguir:

1) Realização do V Encontro Regional de Catálise, com apresentação de trabalhos recentes de pesquisa, conferências de pesquisadores relacionados à academia e à empresa. Este encontro aconteceria em anos pares, a fim de não coincidir com o Congresso Brasileiro de Catálise;

2) Elaboração e manutenção de uma "home page" da Regional 3 contendo, dentre outros itens, uma relação de pesquisadores e grupos ligados a catálise que atuam no âmbito da regional, publicações, estatuto, atas;

3) Incentivar e propor cursos de curta duração relacionados à catálise, nos seus vários aspectos, voltados basicamente a alunos de IC, MSc e DSc, e que seriam oferecidos por membros da comunidade catalítica;

4) Dar continuidade na política de divulgação da SBCat junto a companhias, alunos de graduação e pós-graduação e docentes das diferentes Universidades que ainda não tenham compreendido a importância da SBCat para o crescimento da catálise em nível regional e, conseqüentemente, nacional;

5) Promover a divulgação da importância da pesquisa em catálise junto a órgãos de fomento;

6) Congregar os diferentes grupos de pesquisa ligados à catálise, presentes nas diferentes Universidades, Institutos e Empresas pertencentes à Regional 3, com o intuito de sedimentar a participação de todos nos direcionamentos e estratégias de atuação, fortalecendo a representatividade da nossa regional e, também, propiciando um maior intercâmbio entre estes diferentes grupos;

7) Promover discussões para a definição de comissões responsáveis pela organização do 13o CBCat e 3o MercoCat, a serem organizados pela Regional 3, no período 2003-2005.

Após a participação do Prof. Pedro, a palavra foi passada aos demais membros da chapa eleita que, da mesma forma, agradeceram o apoio e a oportunidade de participar da nova gestão.

8. LOCAL E DATA PARA A PRÓXIMA ASSEMBLÉIA DA REGIONAL 3

Após a discussão de várias propostas apresentadas pelos presentes, ficou decidido:

Local: Escritório OXITENO – São Paulo
Data: 26/abril/2002
Hora: 14h00min

Sem mais a discutir, foi encerrada a reunião às 18h05min, da qual, para constar, lavro a presente ata.

Onélia Aparecida Andreo dos Santos.

Topo