Herramientas de Accesibilidad

06 12 SBCAT Camila noticiaSou natural de Ubá, MG, e minha escolha pela Química se deu no Ensino Médio, quando realizei os primeiros experimentos em laboratório, e me encantei com a reação do sódio metálico com água, apresentada pelo prof. Roberto S. Barbiéri.
Em 2003, ingressei no curso de Química Bacharelado da UFV e tive maior interesse em aprofundar os conhecimentos na área de Química Inorgânica. Em 2005, sob a orientação do prof. Marcelo R. L. de Oliveira, já bolsista de iniciação científica do CNPq, trabalhei com síntese, caracterização e reatividade biológica de complexos de Zn. Em 2007, tive o meu primeiro contato com a Catálise, atuando em um projeto envolvendo reações catalisadas por ácidos para produção de biodiesel, coordenado pelo prof. Márcio José da Silva, um docente recém contratado pelo DEQ-UFV. Ainda em 2007, obtive o grau de Licenciatura em Química e fui Tutora de Química Analítica no Programa de Tutoria da UFV. Esta foi minha primeira experiência em docência, a qual me moldou profundamente e é a base da educadora que sou até hoje.
Em 2008, graduei em Bacharelado em Química e escolhi seguir a carreira acadêmica na UFMG. Por indicação do prof. Márcio José, a prof.ª Elena Vitalievna Gusevskaya aceitou me receber em seu grupo de pesquisa de Catálise Organometálica, e junto com o prof. Eduardo Nicolau dos Santos, orientaram meus trabalhos de Mestrado (2009), Doutorado (2013) e Pós-Doutorado interrompido (2013), onde atuei em projetos envolvendo a hidroformilação empregada em processos catalíticos do tipo homogêneo, tandem e bifásico, aplicados na transformação química de compostos terpenóides para a obtenção de produtos valorados.
Em 2009, tive a oportunidade de participar do 15°CBCat (Armação de Búzios, RJ), meu primeiro congresso na área, no qual conheci pesquisadores nacionais e internacionais renomados da Catálise. Minha participação neste evento levou-me a me tornar sócia efetiva da SBCat.
Após a finalização da minha formação, em 2013, ingressei como docente efetiva no DEQUI-UFOP, onde, junto com a prof.ª Kelly A. da Silva Rocha, coordeno o Laboratório de Catálise (LabCat). Neste ampliei meu escopo de atuação em pesquisa para catálise heterogênea, catálise por ácidos, reações de oxidação e hidrogenação. Nosso grupo de pesquisa apresenta como expertises o desenvolvimento de processos catalíticos, a partir de derivados biorenováveis, para obtenção de novas rotas de síntese de compostos comerciais; e obtenção de novos compostos químicos com características e propriedades físico-químicas específicas, com potencial de aplicação em química fina. Devido ao caráter inovador, econômico, ambiental e tecnológico da nossa pesquisa, possuímos a proteção intelectual de muitos dos nossos produtos e/ou processos. Atualmente, os projetos desenvolvidos pelo LabCat ocorrem em parcerias com docentes da UFOP, UFMG, USP, UFV e UFMA. Na UFOP, minha atuação em pesquisa é via orientação de alunos de graduação e do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade Socioeconômica Ambiental.
Em 2017, tive a oportunidade de integrar a Comissão Local e atuar na organização do 19°CBCat e IX Mercocat realizado em Ouro Preto, MG.
Nos anos de 2020-2021, tive a oportunidade de realizar o estágio de pós-doutorado no Laboratório de Nanomateriais e Catálise, IQ-USP/SP, sob supervisão da prof.ª Liane M. Rossi. Apesar do período pandêmico, este estágio me possibilitou aprender mais sobre síntese, caracterização e aplicação de nanomateriais em reações catalíticas, expandir minhas parcerias em pesquisa e, se configurou como uma relevante ação para minha atualização e desenvolvimento profissional.
Posso dizer que a Catálise transformou significativamente a minha vida profissional e pessoal, possibilitando a realização de sonhos e o encontro com pessoas singulares. Sou profundamente grata a todos os professores que ainda compartilham comigo seus conhecimentos e aos nossos alunos, que todos os dias contribuem para construir um pouco mais da minha história e a história do LabCat.

Topo