Herramientas de Accesibilidad
A Regional 2 da Sociedade Brasileira de Catálise (SBCat) tem o prazer de convidar toda a comunidade catalítica para o 6° Encontro Regional de Catálise (ERCat), que ocorrerá nos dias 9 e 10 de abril de 2025, na Universidade Federal Fluminense (UFF), no edifício NAB, com uma deslumbrante vista da Baía da Guanabara.
O ERCat é uma oportunidade única para profissionais, pesquisadores e estudantes trocarem experiências e ampliarem colaborações, além de discutir inovações e temas essenciais para o desenvolvimento da catálise no Brasil. A programação inclui conferências, plenárias e palestras proferidas por renomados especialistas da área, bem como sessões técnicas com apresentações orais e pôsteres.
Um grande destaque do evento será a cerimônia de entrega da Medalha Ruth Leibsohn Martins, que reconhece aqueles que se destacam não apenas por sua excelência acadêmica e mérito científico, mas também por suas ações altruístas e contribuições à comunidade.
Os interessados em participar devem submeter resumos até o dia 30 de janeiro de 2025. Mais informações sobre o evento estarão disponíveis em breve na página oficial do evento. Não perca essa chance de se atualizar e se conectar com a comunidade de catálise!
Data: 9 e 10 de abril de 2025
Modo: Presencial
Local: Universidade Federal Fluminense (UFF) - Edifício NAB
Desde criança demonstrei interesse e algumas habilidades com a área de exatas. Filha de um engenheiro e uma química industrial, desde cedo gostava de brincar com os itens de trabalho da minha mãe: um kit de modelos de estruturas moleculares!
Assim que a classificação etária permitiu, ganhei meu primeiro “Laboratório do pequeno químico” e entre sangues-do-diabo, “gelecas” e mudanças de cores, fui me encantando. Me distanciei um pouco na época da adolescência e fiz meu primeiro vestibular pra direito (oi?)! Mas pouco depois ingressei no curso de Química Industrial pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), lugar de onde trago algumas das minhas melhores lembranças.
Meu primeiro contato com a catálise foi após a graduação, durante o mestrado em química na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sob a orientação do grande Dr. Arnaldo Faro. Não foi fácil, confesso. Não conhecia quase nenhuma das técnicas de caracterização e demorei a relacionar meus conhecimentos pregressos com o trabalho no laboratório. Mas, entre TPDs, BETs, DRXs, FRXs e muitos testes, desenvolvi um olhar catalítico que nunca mais perdi. Na época, estudei catalisadores zeolíticos para hidrogenação de hidrocarbonetos aromáticos visando aumentar a cetanagem de óleo diesel. Ali nasceu não só uma M. Sc em química com ênfase em catálise, mas uma profissional da área de combustíveis.
Saindo do mestrado, em 2011, soube de uma oportunidade no Laboratório de Combustíveis e Lubrificantes do Instituto Nacional de Tecnologia (INT) através do Programa de Capacitação Institucional (PCI/CNPq). A experiência requerida? Algum conhecimento de cromatografia a gás e, vejam só, combustíveis! Minha experiência na catálise oficialmente abria minha primeira porta como profissional. Dois anos depois, ingressei no INT através de concurso público onde continuo aprendendo e me desenvolvendo até hoje.
Desde o início, atuo na parte de caracterização de combustíveis e lubrificantes e passei alguns anos me decidindo sobre qual área deveria fazer meu doutorado. Percebi ao longo do tempo que toda demanda que recebia no laboratório, todo projeto novo que chegava, meu raciocínio sempre remetia à catálise. “E se a gente usar um catalisador pra melhorar a seletividade a esse biocombustível?”.
A partir daí, percebi que precisava conciliar meus dois mundos e foi quando procurei Dr. Marco Fraga, hoje meu orientador de doutorado e amigo. Propusemos um projeto para investigar o uso de catalisadores a base de nióbio para produção de bioprodutos oriundos de biomassa lignocelulósica voltados para o mercado de combustíveis (bioaditivos, biocombustíveis, biolubrificantes, etc). Que realização!
Um trajeto desafiador, não nego. Conciliar a rotina de trabalho, gestão de um laboratório, cursar disciplinas, desenvolver atividades de bancada, escrever proposta de tese, tratar resultados, defender qualificação de tese, produzir texto.... ufa! Por muitas vezes achei que não conseguiria! Que maratona!
Mas, com muita abdicação e incentivo dos grandes amigos que fiz durante o caminho, além do apoio do Marco, acho que deu certo! Escrevo esse depoimento contando um pouco da minha trajetória na catálise há 1 semana da defesa de doutorado. Quando vocês estiverem lendo este texto, acredito que o D. Sc já terá vindo e espero continuar contribuindo nessa área que muito me encanta!
O Hotel Mareiro Beira Mar disponibilizou um Cupom Promocional exclusivo para os Participantes do XIV ENCAT da Sociedade Brasileira de Catálise - SBCAT!
Garanta 18% de desconto nas suas reservas durante o evento!
Clique AQUI para mais informações sobre Cupom Promocional!
É com grande satisfação que anunciamos os selecionados para a função de Embaixadores da Regional 3 da SBCat! Após um criterioso processo seletivo, temos o prazer de parabenizar os seguintes candidatos, que demonstraram compromisso, paixão pela ciência e dedicação à área de catálise:
- Gláucio José Gomes, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana
- José Lucas Vieira, da Universidade Federal de São Carlos
- Laura Helena Mehret Avila, da Universidade Federal do Paraná
Esses candidatos enviaram uma carta de motivação, destacando suas razões para se inscrever no processo seletivo e o seu compromisso com as atividades da SBCat, além de compartilharem seus currículos Lattes e fotos. Todos estão envolvidos em pesquisas relevantes na área de catálise e representam com excelência suas respectivas
instituições.
Parabenizamos cada um dos selecionados e estamos ansiosos para acompanhá-los em suas novas funções como Embaixadores, contribuindo para fortalecer a presença da SBCat e ampliar o impacto da catálise no Brasil e no mundo.
Bem-vindos à equipe, Gláucio, José Lucas e Laura! Estamos juntos nessa jornada!
Coordenação da Regional 3 da SBCat.
As inscrições com desconto para o XVI ENCAT está disponíveis até hoje 15/10.
Para se inscrever, basta acessar o sistema de associação AQUI (não é necessário se associar para realizar a inscrição).
Além disso, o prazo para submissão de trabalhos foi prorrogado para o dia 22/10. Clique AQUI para acessar.
Os trabalhos podem ser submetidos nas seguintes categorias:
- Síntese e caracterização de catalisadores e adsorventes
- Catálise aplicada na produção de combustíveis, biocombustíveis, produtos químicos e energia
- Catálise ambiental, fotocatálise e eletrocatálise
- Processos de desativação e regeneração de catalisadores
- Métodos computacionais e novos temas para transformações catalíticas
Não perca essa oportunidade de participar e compartilhar seu trabalho!