16 03 SBCAT LuizCarlos NotíciaA Catálise quase que se confunde com minha vida profissional. Desde o curso técnico, nas matérias sobre processos petroquímicos, eu sonhava aprofundar naquela área. Algo me atraía e eu nem sonhava ainda que eram processos catalíticos na maior parte das etapas. Na graduação, os primeiros trabalhos foram com catálise ambiental. Hoje desenvolvo pesquisas quase sempre ligadas à catálise ou que foram inspiradas nela. Além disso, grandes amigos e pessoas que sou admirador foram trazidas pela catálise. Ah, a minha esposa também (rsrs). As pessoas são tantas que poderia cometer uma injustiça e esquecer alguém, mas não poderia deixar de falar do meus mestres Rochel e Fabris e da Sibele Pergher, que me deu meu primeiro emprego na URI-Erechim. Obrigado.

Atualmente sou professor Titular da UFMG e desenvolvo pesquisas em Química Ambiental e Desenvolvimento de Novos Materiais, principalmente nos seguintes temas: compostos nanoestruturados de nióbio, carvão ativado, óxido de ferro, catálise, adsorção e catálise.

Tenho me dedicado a trabalhos com empresas visando a transferencia de tecnologias, sendo que 20 patentes foram depositadas junto ao INPI. O processo descrito por uma das patentes foi licenciada pela empresa Verti Ecotecnologias (BR1320150067-6), sendo já testada em escala piloto e realizado um estudo de viabilidade técnica e econômica. Um segundo processo foi feito pedido de patente internacional com a Petrobras (PCT/BR2012/000115). STARTUP. Duas empresas (Fertilitatis Innovatio e Nanonib Nanotecnologia) foram geradas a partir de pesquisas desenvolvidas sob minha coordenação na UFMG, em parcerias com investidores privados.

Sou sócio da Startup NANONIB - Nanotecnologia e Inovação em Nióbio localizada no Parque Tecnológico de BH, empresa criada para explorar a tecnologia gerada durante a pesquisa na UFMG. A tecnologia trata da produção de uma nova molécula empregando compostos de nióbio comerciais. Essa molécula apresentou excelente capacidade na eliminação do coronavírus em superfícies, inclusive a pele. Além disso, diferente de outros produtos no mercado, a tecnologia não emprega álcool e protege a superfície por 48h. O produto comercial foi batizado de INNIB-41 e aguarda a liberação da Anvisa para a produção comercial. É importante ressaltar que já temos entendimentos com grandes distribuidores nacionais para a comercialização do produto, que acreditamos poderá ser mais uma opção ajudar no combate ao coronavírus. O valor do produto permitirá acesso às classes sociais mais baixas.

Fui convidado a ser sócio da empresa Fertilitatis Innovatio que trata de reciclagem de um resíduo industrial para produzir compostos com alto valor agregado para a agroindústria. A empresa está em fase de montagem e os investimentos já realizados por empresários do setor.

Topo