21 09 sbcat Noticia ProfWagnerA minha trajetória profissional teve início na Refinaria de Paulínia da PETROBRAS, como técnico de laboratório de 1983 a 1988. Concluí o Bacharelado em Química com Atribuições Tecnológicas na UNICAMP em 1990 (Licenciatura em 1991). Durante a minha graduação atuei como aluno de Iniciação Científica daquele que seria o grande responsável pela minha formação científica, o Prof. Dr. Ulf Schuchardt (que viria a ser o meu orientador de mestrado e de doutorado), como bolsista financiado pela empresa Nitrocarbono S/A e, posteriormente, pela FAPESP. Em 1992 finalizei o mestrado (em catálise homogênea – processos oxidativos biomiméticos) e, em 1997, o doutorado (catálise heterogênea – peneiras moleculares). Este trabalho foi pioneiro no país e entre os primeiros no mundo a tratar dos métodos de síntese de peneiras moleculares mesoporosas do tipo MCM-41 (uma colaboração com o Prof. Roger Sheldon, Delft University of Technology, Holanda).

A experiência didática teve início em 1988, como professor do ensino médio público e privado. No período de 1994 a 2008 atuei na PUC-Campinas, onde formei o primeiro grupo de pesquisa na área de química da universidade. Sem acesso a programas de pós-graduação, neste período orientei 55 alunos de IC, com auxílio financeiro principalmente da FAPESP (JP e auxílios regulares) em pesquisas das áreas de adsorção e de catálise. As primeiras orientações de pós-graduação ocorreram após credenciamento na Faculdade de Engenharia Química da UNICAMP, numa parceria com a Profa. Dra. Elizabete Jordão.

Desde 2008 atuo na Universidade Federal do ABC. Temos um grupo de pesquisa com forte atuação na área de catálise homogênea e heterogênea e também na investigação de processos de adsorção. Os principais projetos em andamento estão relacionados a produção de catalisadores, conversão de biomassa e tratamento de efluentes por adsorção seletiva. Na UFABC orientei 20 dissertações e 5 teses, além da supervisão de 3 pós-doutoramentos, sendo a grande maioria dos trabalhos na área de catálise heterogênea. Ex-alunos mantiveram sua atuação na área de catálise, como profissionais da indústria química ou docentes do ensino superior (UNIFESP, UFGD). Também participo do Núcleo de Tecnologias Sustentáveis, que reúne 10 pesquisadores de distintas áreas, com o objetivo de propiciar o desenvolvimento e aperfeiçoamento de processos que utilizam biomassa, resíduos ou rejeitos industriais para a possível criação de iniciativas de inovação e de novos negócios. Na gestão, já atuei como Coordenador do Bacharelado em Química, do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia/Química e do Doutorado Acadêmico Industrial (DAI), e também como Pró-Reitor Adjunto de Pós-Graduação. Atualmente, sou o Vice-Reitor da Universidade.

Na pesquisa, temos diversas colaborações internacionais: Prof. Georgiy Shul’pin (Rússia), Profa. Isabel Fonseca, Prof. Armando Pombeiro, Dra. Marina Kirillova e Prof. Alexander Kirillov (Portugal), Prof. Jorge Sepúlveda Flores (Argentina), Prof. Ryong Ryoo (Coréia do Sul), Prof. Pierre Dixneuf e Dr. Christian Bruneau (França), Prof. Vladislav Sadykov (Rússia) e com o Prof. Paolo P. Pescarmona (Holanda). O Prof. Pescarmona atuava no “Centre for Surface Chemistry and Catalysis” da Katholieke Universiteit Leuven, na Bélgica, onde realizei um estágio em 2012. No Brasil, destaco colaboração com diversos pesquisadores do IPEN, UNIFESP, UNICAMP, UFAL, UFGD, UFSCar e USP-São Carlos. Todos os alunos de doutorado sob minha orientação realizaram parte de seus trabalhos nos laboratórios dos nossos colaboradores no exterior. Financiamentos da FAPESP, do CNPq, da CAPES e da Finep tem permitido o desenvolvimento dos projetos e a manutenção dos laboratórios. Em 2016 recebi o Prêmio UFABC de Inovação.

Finalmente, mas não menos importante, tive o enorme prazer de compartilhar a Diretoria da Sociedade Brasileira de Catálise nos biênios 2015-2017 e 2017-2019 com o saudoso professor e amigo Victor Teixeira da Silva.

Catálise no Brasil, também faz parte da minha vida!

Topo