Accessibility Tools
A Sociedade Brasileira de Catálise (SBCat) oferece diferentes categorias de associação, atendendo às necessidades de estudantes, profissionais e empresas que desejam se conectar e contribuir para o avanço da área de catálise no Brasil.
Confira as categorias disponíveis:
Sócio Estudante (Graduando);
Sócio Colaborador (Pós-graduando);
Sócio Efetivo (Profissionais e Pós-doutorandos);
Sócio Coletivo (Empresas).
Aproveite: as inscrições realizadas até o dia 31/03 terão desconto especial. Após essa data, os valores serão reajustados. Não perca a oportunidade de fazer parte da SBCat com condições especiais!
Saiba mais sobre os valores e como se associar AQUI.
"Minha formação começou em 2004, na Universidade Federal Fluminense (UFF), onde cursei Engenharia Química. Durante a graduação, realizei uma iniciação científica no Instituto Nacional de Tecnologia (INT), sob a orientação do Dr. Fabio Noronha, investigando a produção de hidrogênio (H₂) a partir da reforma a vapor do etanol. Foi ali que tive meu primeiro contato com a catálise e com o universo da pesquisa.
Após a graduação, participei de um projeto no INT, em parceria com a Petrobrás, focado na produção de ácido acrílico via oxidação do propano. Essa experiência consolidou meu interesse pela pesquisa aplicada, ao perceber o impacto real que soluções tecnológicas podem gerar no setor energético.
Durante o mestrado, realizado também na UFF sob orientação da Dra. Lisiane Mattos e do Dr. Fabio Noronha, investiguei catalisadores para a produção de H₂ através da reforma a vapor do etanol à baixas temperaturas. Já no doutorado, realizado no Instituto Militar de Engenharia (IME), sob orientação do Dr. Fabio Noronha e do Dr. Luiz Borges, estudei o desenvolvimento de um reformador compacto para geração de H₂. Realizei um período de doutorado sanduíche na Columbia University, sob supervisão do Prof. Robert Farrauto, onde aprendi sobre técnicas avançadas de impregnação de catalisadores em monolitos de cordierita. Esse intercâmbio internacional destacou para mim a importância da colaboração científica para a inovação, além de me proporcionar um enorme crescimento pessoal e profissional.
Como pesquisadora de pós-doutorado no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), em São Paulo, concentrei-me no estudo de catalisadores de estrutura modificada do tipo core-shell, visando minimizar os depósitos de carbono durante a reação de reforma do etanol, sob a supervisão do Dr. Estevam Spinace. Paralelamente, participei de projetos desafiadores, como o desenvolvimento de camadas catalíticas para células a combustível do tipo SOFC, com aplicação no uso direto de etanol, em parceria com o Dr. Fabio Coral e a Nissan.
Outro marco na minha carreira foi o período como pesquisadora visitante na Purdue University, sob a orientação do Prof. Rajamani Gounder. Nesse projeto, investiguei zeólitas modificadas aplicadas à reação de upgrade do etanol, visando à produção de SAF (Sustainable Aviation Fuel). Durante esse período na Purdue University, também tive a oportunidade de trabalhar em um projeto em parceria com o Prof. Jeffrey Miller, da Purdue University, e com o Prof. Abhaya Datye, da University of New Mexico, dentro de uma iniciativa chamada C2C (Center to Center), no CISTAR (Center for Innovative and Strategic Transformation of Alkane Resources), um dos principais Centros de Pesquisa em Engenharia financiados pela National Science Foundation (NSF), nos EUA.
Atualmente, atuo como consultora pesquisadora em catálise no Instituto SENAI de Inovação Biossintéticos e Fibras, localizado no Parque Tecnológico da UFRJ. Minha trajetória acadêmica me proporcionou a base e conhecimentos necessários para atuar no desenvolvimento de processos químicos que aliam eficiência e sustentabilidade. No SENAI, trabalho buscando soluções reais para a indústria, ampliando o impacto positivo da ciência na sociedade.
Ao longo dessa jornada, percebi como a catálise transformou minha vida: não apenas me proporcionando ferramentas para contribuir com o desenvolvimento de tecnologias limpas, mas também me inspirando a buscar continuamente maneiras de transformar desafios em oportunidades. Para os novos pesquisadores, meu conselho é: mergulhem na ciência com curiosidade, determinação e ousadia. Não tenham medo de explorar novos caminhos e de se lançar no vasto mundo da ciência sem fronteiras. "
É com grande satisfação que anunciamos os selecionados para a função de Embaixadores da Regional 3 da SBCat! Após um criterioso processo seletivo, temos o prazer de parabenizar os seguintes candidatos, que demonstraram compromisso, paixão pela ciência e dedicação à área de catálise:
- Gláucio José Gomes, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana
- José Lucas Vieira, da Universidade Federal de São Carlos
- Laura Helena Mehret Avila, da Universidade Federal do Paraná
Esses candidatos enviaram uma carta de motivação, destacando suas razões para se inscrever no processo seletivo e o seu compromisso com as atividades da SBCat, além de compartilharem seus currículos Lattes e fotos. Todos estão envolvidos em pesquisas relevantes na área de catálise e representam com excelência suas respectivas
instituições.
Parabenizamos cada um dos selecionados e estamos ansiosos para acompanhá-los em suas novas funções como Embaixadores, contribuindo para fortalecer a presença da SBCat e ampliar o impacto da catálise no Brasil e no mundo.
Bem-vindos à equipe, Gláucio, José Lucas e Laura! Estamos juntos nessa jornada!
Coordenação da Regional 3 da SBCat.
A Regional 2 da Sociedade Brasileira de Catálise (SBCat) tem o prazer de convidar toda a comunidade catalítica para o 6° Encontro Regional de Catálise (ERCat), que ocorrerá nos dias 9 e 10 de abril de 2025, na Universidade Federal Fluminense (UFF), no edifício NAB, com uma deslumbrante vista da Baía da Guanabara.
O ERCat é uma oportunidade única para profissionais, pesquisadores e estudantes trocarem experiências e ampliarem colaborações, além de discutir inovações e temas essenciais para o desenvolvimento da catálise no Brasil. A programação inclui conferências, plenárias e palestras proferidas por renomados especialistas da área, bem como sessões técnicas com apresentações orais e pôsteres.
Um grande destaque do evento será a cerimônia de entrega da Medalha Ruth Leibsohn Martins, que reconhece aqueles que se destacam não apenas por sua excelência acadêmica e mérito científico, mas também por suas ações altruístas e contribuições à comunidade.
Os interessados em participar devem submeter resumos até o dia 30 de janeiro de 2025. Mais informações sobre o evento estarão disponíveis em breve na página oficial do evento. Não perca essa chance de se atualizar e se conectar com a comunidade de catálise!
Data: 9 e 10 de abril de 2025
Modo: Presencial
Local: Universidade Federal Fluminense (UFF) - Edifício NAB
O Hotel Mareiro Beira Mar disponibilizou um Cupom Promocional exclusivo para os Participantes do XIV ENCAT da Sociedade Brasileira de Catálise - SBCAT!
Garanta 18% de desconto nas suas reservas durante o evento!
Clique AQUI para mais informações sobre Cupom Promocional!